Pensando em fazer cursos online com certificados rápidos? Cuidado! - Blog do Foco Educação Profissional

 BLOG

Blog Foco Educação Profissional

Cursos online, dicas, mercado e muito mais

cursos a distância
 Equipe Educamundo  16/04/2018
Pensando em fazer cursos online com certificados rápidos? Cuidado!

Quem conhece o mercado de cursos online sabe: não existe uma forma mais prática e inteligente de aprender. Existe algo melhor do que realizar um curso profissionalizante no conforto do seu lar, sem precisar pegar trânsito ou perder horas por semana se deslocando a alguma sala desconfortável e nada aconchegante? É uma forma excelente de investir na sua educação, turbinar o seu currículo e se destacar no mercado de trabalho.

As plataformas de cursos online com certificado oferecem diversas vantagens e opções para você. Além de toda a comodidade e preço justo, é possível se capacitar, atualizar e aperfeiçoar-se na sua área de atuação, ou em qualquer área que tenha interesse.

Mas para que os cursos sejam mesmo vantajosos, é preciso investir o seu tempo e dinheiro em uma instituição de ensino séria, que se preocupa sempre com o que é melhor para o aluno. Existem portais por aí que oferecem cursos online com certificado e que disponibilizam os famosos certificados rápidos. Porém, fique atento, pois isso nem sempre é uma vantagem. Pelo contrário: você pode estar entrando em uma fria e gastando dinheiro a toa.

Certificado rápidos: não caia nessa cilada

Já parou para pensar que toda vez que você contrata um serviço você repara não só no preço, mas na qualidade daquilo que é oferecido? Com a sua educação, não seria diferente. Se você contrata um serviço de cursos a distância, você espera o melhor que o mercado pode te oferecer, por um preço justo em relação aquilo que se está pagando. E não se engane. Certificados rápidos não são uma vantagem que a empresa pode te oferecer.

Qualidade do processo de aprendizado

Prezar pela qualidade do seu aprendizado deveria ser preocupação número um quando se trata de cursos online. Afinal, não é apenas uma quantia financeira, mas sim sua educação em jogo, sua carreira e tempo gasto com um processo que pode não vale a pena.

Certificados são uma opção muito vantajosa, especialmente no currículo, uma vez que são comprovações de um conhecimento que se tem. Isso é um fator que ajuda e muito a se destacar no mercado de trabalho, seja entre concorrentes de uma vaga ou dentro da sua empresa. Por esse motivo, certificados rápidos são muito tentadores. Mas é importante pensar que, quando se opta pela opção mais rápida, ignora-se um ponto fundamental: a matemática.

Imagine só um certificado de 120h emitido em dois dias. Como é possível estudar 120h de conteúdo em apenas 48h? A conta simplesmente não bate. Correr para estudar só pelo certificado é arriscar todo o procedimento de aprendizado. E as consequências disso acabam aparecendo no futuro. Imagine só se o seu empregador solicita que você realize uma tarefa cujo os conhecimentos você não possui, mas o seu certificado diz que possui? Isso pode atrapalhar a sua reputação como profissional, além de frustrá-lo com o investimento feito.

Existem pessoas que precisam dos cursos como forma de comprovar um conhecimento que elas já possuem. Porém, será que vale a pena desperdiçar o seu tempo e dinheiro com um certificado rápido? Ora, se o objetivo é comprovar o seu conhecimento na área de ensino, por que não aproveitar a oportunidade e investir em um curso de atualização ou aperfeiçoamento com certificado?

Além disso, se são 120h de estudo estipuladas pelo educador que fez o curso e mesmo assim a instituição ignora esse fator, há de se desconfiar na qualidade desse curso. Por esse motivo, procure por instituições de cursos online que contém como pré-requisito da certificação o período mínimo de estudos. Estipulando um período mínimo para que o aluno emita o certificado, ela incentiva não só o estudo do material, mas, consequentemente, a qualidade do aprendizado durante o curso.