Curso de dinâmica de grupo: 5 tópicos importantes para conhecer agora - Blog do Foco Educação Profissional

 BLOG

Blog Foco Educação Profissional

Cursos online, dicas, mercado e muito mais

curso online dinamica de grupo
 Equipe Foco Educação Profissional  09/08/2017
Curso de dinâmica de grupo: 5 tópicos importantes para conhecer agora

Dinâmica de grupo: um conceito antigo para estudar o comportamento das pessoas, ajudar na interação social e na resolução de problemas. Apesar de ter sido elaborada no início do século passado, tal prática ainda faz muito sucesso no que se trata de recrutamento e seleção de pessoal; terapias comportamentais e demais organizações com determinados conjuntos sociais. Por isso, conhecer mais sobre ela se faz altamente necessário para estudantes e profissionais de áreas como Recursos Humanos, Administração, Psicologia e Pedagogia que desejam crescer na carreira. Nossa sugestão é que você comece realizando o curso de Dinâmica de Grupo aqui do Foco Educação Profissional, excelente oportunidade para conhecer tópicos abrangentes e atualizados. 

Vale saber que esse é um curso de recursos humanos muito procurado pelos alunos de nosso portal por ser bem completo e ajudar a atingir diferentes objetivos. Para quem não sabe, os cursos online com certificado são muito valorizados por empresas e instituições de ensino, podendo ser aceitos como horas complementares na faculdade, somatória de pontos em provas de títulos ou simplesmente comprovar saberes incríveis em entrevistas de emprego. Quaisquer que seja o seu intuito, aprender novos conteúdos é sempre bom, e quando se trata de setores aquecidos do mercado como o de gestão de pessoas, essa escolha se mostra ainda mais assertiva.

Para que você entenda detalhadamente os principais tópicos relacionados às dinâmicas de grupo, elaboramos o presente artigo. Queremos lhe mostrar como uma matéria tão abrangente pode ser facilmente explicada em cursos a distância e como encontrar opções variadas para se atualizar, aperfeiçoar e capacitar. Acompanhe e tire suas dúvidas.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Principais tópicos do curso de dinâmica de grupo e vantagens de se qualificar

Grupos e sua Dinâmica

Segundo a Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, o conceito DG, como também é chamada por especialistas, nasceu a partir dos estudos do psicólogo alemão Kurt Lewin, em 1938, quando ele e sua equipe iniciaram uma pesquisa com grupos experimentais em laboratório. Assim que obtiveram os primeiros resultados, já havia um nome para o estudo: Dinâmica de Grupo. Além de ser o precursor nas descobertas desse nicho, Lewin também carrega a responsabilidade de ter o conceito mais estudado hoje em dia acerca da temática. Para ele, os grupos podem ser divididos em fases, bem como a vida humana, sendo que em cada uma delas há personagens específicos. Veja a seguir e compreenda melhor: 

  • Infância: formação inicial do grupo, ainda em fase de crescimento, na qual necessita de ajuda para compreender a necessidade de estar ali, os objetivos, entre outros.

  • Adolescência: fase de desenvolvimento do grupo, quando geralmente acontecem precipitações e outros problemas emocionais, ocasionando saídas e entradas de participantes.
  • Fase adulta: fase mais madura do grupo, que entende as regras e desenvolve as atividades visando o alcance de um ou mais objetivos comuns. 

Um bom curso de recursos humanos, administração ou psicologia, por exemplo, tende a trazer em seu conteúdo programático os conceitos mais célebres relacionados à dinâmica de grupo, sobretudo o de Kurt Lewin. É importante frisar também que a aplicação dessa teoria funciona para qualquer tipo de grupo, e não só aqueles formados por candidatos a vagas de emprego ou colaboradores de uma empresa. 

A partir disso você começa a entender que a abrangência dessas técnicas é muito maior do que se imagina e do que costumamos a ver nas mídias. O conceito de dinâmica de grupo abre um leque de possibilidades para inúmeros campos de atuação. Psicólogos podem utilizá-lo para aplicar em uma terapia de grupo ou familiar; os pedagogos nas salas de aula, em grupos específicos de alunos ou até mesmo com professores; os assistentes sociais podem promover reuniões com crianças, idosos e demais grupos de risco, entre outros.

Portanto, o conhecimento em cursos online nesse âmbito pode ser importante para o crescimento de estudantes e profissionais de inúmeros campos de atuação. Fique de olho em outras opções de cursos EAD, como o Curso Online Psicologia Organizacional e do Trabalho‍, Curso Online Gestão de Pessoas‍ e o Curso Online Psicopedagogia - Fundamentos Essenciais‍. Todos esses, de alguma forma, podem auxiliar na comunicação com grupos determinados e deixar o currículo muito mais atrativo.

Competência Interpessoal na Facilitação de Dinâmicas de Grupo

Apesar de ser muito requisitada e altamente útil em diferentes segmentos, não podemos dizer que elaborar uma dinâmica de grupo é extremamente fácil. Para que ela seja bem feita e traga os resultados esperados, os profissionais responsáveis devem ter em mente que precisam ter competências interpessoais, bem como trabalhá-las nas pessoas. Segundo Mônica Silvestre, psicóloga e coach, "ao trabalhar o relacionamento interpessoal, as pessoas passam a conhecer melhor a si próprias (maior autoconhecimento), e sua maneira de relacionar-se com o mundo e com as pessoas, muda". A mesma especialista lembra do case de sucesso relacionado ao setor de RH da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que aposta em diversos projetos para estimular os relacionamentos entre seus funcionários utilizando inúmeros recursos, inclusive as dinâmicas de grupo.

Desta forma, compreende-se que essa habilidade pode ser uma alavanca para trabalhar com variados tipos de público, melhorar a integração entre colegas e até mesmo mudar os rumos da produtividade. Esse tipo de experiência pode ser aprendido no dia a dia do estágio ou do trabalho, mas deve ser potencializado em aprendizados externos, como treinamentos, workshops, conferências, feiras e cursos online com certificado. Isso por que não há somente uma forma de se relacionar com as pessoas e nem só um conceito a ser aplicado, são várias teorias que devem ser estudadas a fundo.

Aqui no Foco Educação Profissional há várias dicas de cursos online voltados para essa habilidade, como o Curso Online Relações Interpessoais‍, por exemplo, que traz pontos cruciais à função de gerentes de RH, assistentes, auxiliares, administradores e pessoas que ocupam cargos de liderança. Vale a pena conhecer.

Compreensão Empática

Outro ponto que deve ser trabalhado por quem atua com grupos variados é a compreensão empática, um conceito que nasceu na psicologia e psicoterapia e, por isso, é muito explorado por profissionais dessas áreas. Ele consiste em um processo de aceitação das condições e ideias dos pacientes para que eles possam ser atendidos com excelência. Ou seja, é conseguir se colocar no lugar do outro, respeitar os pensamentos, as dúvidas e os anseios daquele que procura ajuda. 

Carl Rogers foi o responsável por levar ao campo da psicoterapia diversas ideias do que chamamos de "condições facilitadoras" para o atendimento eficaz aos grupos pacientes. Elas englobam todas as atitudes que o profissional deve ter para observar, escutar e ajudar os grupos da melhor forma possível. A compreensão empática está entre elas, indispensável para quem trabalha com dinâmica de grupo em qualquer âmbito.

Para melhor entendimento, segundo a Associação Paulista da Abordagem Centrada na Pessoa, "a compreensão empática pode ser entendida como a capacidade de entender o campo vivencial do outro e perceber sua realidade como ele a percebe e compreender seus sentimentos. Com isso, o terapeuta deve suspender os próprios pontos de vista e valores, para entrar no mundo do outro desprovido de preconceitos."

A princípio, esse assunto pode parecer um pouco complexo, mas estudando a fundo em cursos EAD temáticos você poderá compreender facilmente e levar esse conhecimento adiante. Esse tópico é destrinchado pelo Curso de Dinâmica de Grupo aqui do portal, uma boa notícia para quem está se preparando para concursos ou para aquela prova difícil da faculdade. 

curso de dinamica de grupo

Comunicação Interpessoal

Falamos anteriormente do relacionamento interpessoal, mas não podemos nos esquecer e nem confundir com outro quesito importante: a comunicação entre as pessoas. Um dos objetivos das dinâmicas de grupo é promover uma maior comunicabilidade entre os participantes, uma vez que esta pode estar debilitada por algum evento pontual ou simplesmente não acontecer de forma natural. Segundo Caroline Bona, especialista em Administração e Gestão do Conhecimento, as equipes só garantem um bom desempenho se conseguirem trabalhar em conjunto a relacionamento interpessoal e a comunicação.

É aí que a dinâmica de grupo surge como uma importante aliada da produtividade e eficiência das empresas. Além de trabalhar as características pessoais de cada colaborador, algo imprescindível para qualquer pessoa que atue com RH e gestão de pessoas, é preciso ter em mente que a união dos sentimentos e emoções individuais com o convívio e relacionamento do grupo como um todo devem ser levados em consideração. Com as atividades proporcionadas durante as reuniões coletivas dá para aperfeiçoar e colher bons frutos.

Com a ajuda de um curso online dinâmica de grupo e muitos cursos a distância, estudantes e profissionais da área podem se tornar conhecedores de conceitos e técnicas de comunicação, inclusive aqueles que são voltados ao mundo corporativo. Temos por aqui dezenas de cursos EAD ligados a esse campo, como o Curso Online Comunicação Empresarial‍‍. É uma ótima capacitações para somar a outros aprendizados da área e chamar a atenção das empresas.

Papéis Representados em um Processo Grupal

A elaboração de uma dinâmica inicia o que chamamos de processo grupal que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, há determinados papéis que sempre aparecem nessas situações. Tal processo é muito estudado em um curso de recursos humanos, sobretudo no curso online dinâmica de grupo, e seu entendimento é essencial para que os encontros sejam proveitosos e a análise profissional possa ser feita corretamente. Conheça os principais papéis exercidos:

Papéis Construtivos Representados em um Grupo

  • Conciliador: é aquela pessoa que tenta sempre estar de acordo com todos, e quando tem uma opinião diferente, tenta rever seus conceitos para entrar em um consenso com o restante do grupo.

  • Mediador: membro do grupo que tenta apaziguar as situações, aliviar as tensões e que não gosta de confusão. Ele costuma conversar com os colegas e ajudar com palavras motivacionais.

  • Animador: o típico otimista, que demonstra afeto e solidariedade os demais membros, e tenta compreender o lado deles e aceitar sempre que possível. Ele está sempre pronto para qualquer empreitada e para dar opiniões e soluções sobre as tarefas.
  • Ouvinte interessado: parece que não participa, mas está de olho em tudo o que acontece e quanto menos o grupo espera, aparece com resoluções inteligentes e inovadoras.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Papéis Prejudiciais ao Desenvolvimento do Grupo

  • Dominador: é o conhecido "mandão". Sempre tem uma palavra de ordem, não costuma ouvir os demais, interrompendo-os e manipulando as decisões do grupo.

  • Dependente: está sempre se vitimizando, buscando ajuda dos colegas, mesmo para atividades simples de serem realizadas, visando a empatia de todos. 

  • Criador de obstáculos: sabe aquela pessoa "do contra"? Sempre tem algum nas dinâmicas de grupo. Ele discorda sem dar soluções diferentes, é teimoso e negativo até mesmo com atividades que já terminaram. 
  • Agressivo: não tem bom senso para brincar e acaba sendo agressivo, demonstra suas opiniões de forma escrachada, sem pensar nas consequências e depreciando os valores ou sentimentos dos outros. 
  • Gozador: o "engraçadinho" da turma sempre ganha alguns simpatizantes, contudo, com o passar do tempo pode provocar insatisfações, pois busca sempre chamar a atenção com alguma piada e acaba se distanciando das tarefas.  

Além desses perfis, há outros dependendo de cada autor da área. Para conhecer cada um mais amplamente só mesmo se qualificando em livros, vídeos e em um bom curso online dinâmica de grupo. Entender como cada participante pode agir dentro de um grupo pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada, mas quando se conhece as teorias sobre os papéis, tudo fica mais dinâmico e o processo grupal flui melhor. Afinal, como um gestor de RH, um recrutador ou um psicólogo pode ajudar um conjunto de pessoas se não sabe analisar como elas se portam quando estão juntas? 

Realmente, fazer a gestão de pessoas não é algo fácil, demanda muita responsabilidade, atenção, conhecimento e experiência. Participar da melhora de qualidade de vida ou do trabalho de alguém com certeza é muito gratificante e as dinâmicas de grupo são ferramentas importantes nessa empreitada. Por conta disso, sugerimos que você busque saberes completos e seguros acerca do tema para poder atuar com mais credibilidade em sua função, melhorar a carreira e seu atendimento. Não cansamos de falar que os cursos online são boas opções para esses casos, por que não experimentar?

Faça sua inscrição aqui no Foco Educação Profissional e ganhe passe livre para estudar não só no Curso de Dinâmica de Grupo, mas também os mais de 1000 cursos a distância do portal. O único investimento que você fará para ter novos aprendizados é de R$69,90. Uma bela oportunidade, não é mesmo? Caso queira realizar cursos online com certificado, terá a chance de escolher a carga horária entre 5h a 360h, de acordo com a sua necessidade. Aproveite para melhorar sua vida profissional já!

O que achou da abordagem de nosso artigo? Conte para a gente suas opiniões, dúvidas, experiências e não deixe de compartilhar esse conteúdo com seus amigos nas redes sociais. Esperamos você por aqui mais vezes, até uma próxima!

Data Modificação  02/08/2017
Colunista

Equipe Foco Educação Profissional

 

.

 Aguarde...

© Foco Educação Profissional - Todos direitos reservados

  • Belo Horizonte - MG +55 (31) 2595-0784
  • Rio de Janeiro - RJ +55 (21) 3828-0256
  • São Paulo - SP +55 (11) 4858-9920
  • Salvador - BA +55 (71) 2886-0540
Use seu smartphone para ler este codigo.

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r