A carreira em vendas te atrai? Você tem planos ambiciosos quando se trata dessa área com muitas oportunidades? É comum muitas pessoas tornarem-se vendedoras, seja de lojas variadas ou de seu próprio negócio. Mas, será que realmente gostam do que fazem? Esse é um bom caminho a seguir ou apenas uma profissão passageira?

Há sempre muitas questões e pontos a considerar em qualquer carreira. No entanto, uma coisa é certa: desde que haja o desejo por progressão, crescimento e qualificação, vários aspectos melhoram – e a estagnação, desânimo e falta de comprometimento caem por terra. Afinal, quem não precisa de motivação para realizar suas tarefas pessoais e profissionais?

Quando se trata do aperfeiçoamento nas técnicas de vendas, há muitas ferramentas auxiliares, como os cursos online. Estudar, se capacitar e atualizar os conhecimentos por meio de um curso de vendas online expande os horizontes e a visão geral dos interessados. Assim, dá para se renovar, inovar no trabalho, ser reconhecido e, claro, ganhar muito dinheiro.

Nossa indicação para esses objetivos é o Curso Online Técnicas de Vendas – como vender mais e melhor, do Foco Educação Profissional. Trata-se de um curso de vendedor online completo e dinâmico, com todos os tópicos essenciais para ser um profissional de sucesso, como empreender, estratégias de marketing, como fidelizar clientes, entre muitas outras abordagens.

Neste artigo, falaremos sobre a carreira em vendas, dicas para se especializar, como ser um bom negociador e a importância do empreendedorismo. Leia o texto com atenção e, ao final, conte pra gente o que achou do conteúdo – além de conhecer nossos cursos online com certificado, claro.

A carreira em vendas

Como ingressar na área comercial

A área comercial é uma das que mais gera empregos no mundo. Podemos perceber essa tendência quando buscamos uma vaga na internet, nos jornais, nas agências de recursos humanos... há sempre alguma empresa contratando funcionários para vender, seja um serviço ou infinitos produtos. São muitos nichos e oportunidades que abrem espaço para muita gente.

Mesmo com a crise econômica no Brasil, que segundo o IBGE já deixou mais de 14 milhões de desempregados, alguns setores ligados ao comércio conseguiram manter o crescimento. É o caso das vendas online, por exemplo. De acordo com uma pesquisa da Mastercard, os e-commerces tiveram aumento de 26% nas transações no primeiro trimestre de 2017 em relação ao mesmo período no ano passado.

É aquela história: se uma loja física não está rendendo como deveria, cabe ao empreendedor pensar em novas maneiras de expandir seus negócios. A internet, felizmente, surge como uma plataforma parceira e muito efetiva, pois não há grandes investimentos para começar a vender online e ainda dá para atingir muito mais gente em relação a seu ponto fixo.

Para ter sucesso na área comercial, é preciso remodelar e se atentar a tudo que pode agregar valor à empresa em si, às vendas, aos funcionários, aos clientes, enfim, boas práticas que não levem o empreendimento e todo seu conjunto à acomodação e uma crise sem precedentes. Em meio às dificuldades que o país passa, muita gente tem usado boas ideias e criatividades para ganhar dinheiro.

O trabalho informal e autônomo na área de vendas é um exemplo claro. Segundo uma pesquisa do Ipea divulgada pela Agência Brasil, a informalidade (trabalho sem carteira assinada) já é realidade para quase 20% dos trabalhadores brasileiros, na qual o ramo de vendas figura com destaque. Então, resta tanto a esse grupo quanto aqueles que estão em outros campos comerciais buscar novas maneiras e parâmetros para conquistar os clientes, estabelecer boas ideias e, claro, gerar ótimas negociações.

Quem se preocupa em se aprimorar, com certeza atingirá todas as metas necessárias e poderá se tornar uma referência. Há espaço para muitas atividades, mas não são todos que são dão bem. Nesse contexto, é essencial ir atrás de boas alternativas, como a qualificação para crescer e inovar mais e melhor, otimizando as técnicas de vendas e demais métodos.

Em um curso de vendas online, você pode encontrar a fórmula do sucesso para se destacar. O conteúdo presente nos cursos EAD do Foco Educação Profissional é preparado justamente para ajudar os profissionais a se especializar e colher bons frutos em sua função/empreendimento. Preparados por um setor pedagógico direcionado e exclusivo, os cursos a distância do portal já conquistaram mais de 140 mil alunos, que se certificam e aprendem muito com os melhores cursos online do mercado.

Cursos relacionados que podem te interessar:

A importância das competências e da qualificação

Ser um bom vendedor não depende apenas da força de vontade e motivação para atender os clientes. É claro que isso conta, mas há muitos pontos a desenvolver caso você queira ter êxito na área. A primeira coisa a pensar é o planejamento: a partir dele que as competências devem ser aprimoradas.

“O planejamento é essencial para o desenvolvimento de carreira. O primeiro pilar é entender qual seu objetivo. Depois, pensar em quais são os degraus a subir no próximo ano, quais competências são necessárias para atingir esse objetivo”, destaca Ronald Kellermann, diretor comercial da HP, uma das maiores empresas do mundo.

Já para Mariângela Lopes, diretora comercial da Cielo, o vendedor atual deve ser multifunção. Somente com um amplo conhecimento do negócio, consegue garantir um atendimento e uma negociação consistente com os clientes. "O vendedor tem que ser um pouco de tudo: financeiro, advogado, saber línguas", revela ao site da Amcham Brasil. Logo, quanto maior for o know-how e suas habilidades, mais o indivíduo conseguirá crédito e relevância no campo em que atua.

Imagine a situação: você trabalha em uma renomada loja e tem a chance de fazer uma grande venda. O problema, porém, é que o cliente só se comunica em inglês. Nessa hora, se você não tem uma noção básica da língua, que permita entender e interagir com o consumidor, o prejuízo será grande. Ou o cliente será direcionado para um profissional mais preparado (que, assim, ficará com o bônus da transação) ou perderá a paciência e desistirá de comprar, um quadro péssimo para qualquer comerciante. Dá para entender a importância de um curso de idiomas para o vendedor? 

A falta de uma competência simples pode afetar seu trabalho e levar a uma enorme adversidade. Infelizmente, ainda são poucos que se preocupam com o aprimoramento frequente para ir além de suas capacidades. Assim como citado pelos especialistas, se não há um bom planejamento e uma otimização das informações e habilidades, dificilmente se chega a grandes conquistas na carreira.

Ah, mas qual o melhor caminho a seguir? Como investir em capacitação, atualização e aperfeiçoamento de modo flexível, qualitativo e primoroso? Nossa dica de ouro para esses objetivos é investir fortemente nos cursos online com certificado. O Curso Online Técnicas de Vendas – como vender mais e melhor, por exemplo, é formado por um material excelente e que explana tudo sobre a área de vendas, um curso de vendedor online indicado tanto para os iniciantes quanto os experientes em variados nichos desse campo.

Além dessa opção, o Foco Educação Profissional tem muitos cursos EAD relacionados perfeitos para a progressão de carreira em vendas, como o Curso Online Negociação em compras e vendas‍, Curso Online Qualidade no Atendimento ao Cliente‍, Curso Online Empreendedorismo‍, Curso Online Vendas no Atacado‍ e Curso Online Vendas no Varejo‍.

curso online técnicas de vendas

Perfil de um negociador de sucesso

Eis uma dúvida comum que fica na cabeça de muitas pessoas: como ser um ótimo negociador, ganhar a confiança do cliente, fechar uma venda incrível e chegar tanto ao lucro quanto ao destaque? Vender vai muito além de oferecer um produto e, assim como as competências, é preciso trabalhar também alguns valores. Gostar do que está fazendo é o primeiro deles, só assim dá para ter satisfação na função e conseguir cada vez mais ir além.

Para crescer na profissão é necessário também, além da força de vontade, colocar em prática 4 conceitos:

  • Conhecimento: sempre se renova, nunca se mantém em um padrão único. O profissional que busca aprender assimilar e tirar proveito das tendências e novas técnicas pode chegar ao sucesso – não é à toa que indicamos um bom curso de vendas online e demais cursos a distância para isso.
     
  • Meritocracia: faz muita diferença na área comercial. Lembra do exemplo do vendedor que não sabe inglês e acaba perdendo o cliente para outro? Então, quem está preparado e sabe lidar com qualquer situação, acabará conquistando méritos fundamentais, que contribuem para seu destaque.
     
  • Resultado: o resultado aparece quando há metas bem definidas e o desejo de alcança-las. Só assim conseguimos crescer, pensar em superar limites, se qualificar e ser beneficiado pelo trabalho duro.
     
  • Atitude: ter atitude e estar disposto a sanar as dúvidas dos clientes ajuda a identificar oportunidades e estar cada vez mais seguro em sua função.

Esses são apenas os aspectos principais. Ainda há alguns pontos que fortalecem o perfil do negociador de sucesso e dão aquele plus em sua vontade de ser um profissional reconhecido, que domina as técnicas de vendas e consegue vender sempre mais e melhor:

  • Autoanálise: saber reconhecer os erros, buscar melhorias recorrentes e ter empatia com as pessoas. Analisar e planejar as ações é essencial. Todos temos pontos a otimizar e podemos crescer em qualquer circunstância.
     
  • Disciplina: é relevante para qualquer pessoa, ainda mais quando se trata do trabalho. É fazer o que precisa ser feito com total comprometimento, efetividade e competência.
     
  • Relacionamento: a pluralidade é comum na área de vendas, seja para lidar com chefes, colegas de trabalho, clientes, fornecedores e demais pessoas. Ter um bom relacionamento com todos garante ótimas vantagens. Além disso, a relação de amizade e honestidade com o consumidor leva à fidelização, ao reconhecimento e te destaca em meio à concorrência.
     
  • Motivação e positividade: independente do ramo e ambiente, a negatividade só atrapalha. Vendedores carrancudos e desinteressados espantam clientes, deixam o clima pesado e ainda mancham a imagem de qualquer empresa. Não custa ter o mínimo de motivação e positividade, ainda mais se você deseja progredir na área comercial.
     
  • Transparência: omissões, mentiras e argumentos ruins que visam enganar o cliente – apenas para vender ou bater metas – são recursos usados por alguns vendedores despreparados. O que eles esquecem é que a falta de transparência se torna um problema e leva a muitos prejuízos em longo prazo. Ninguém quer ser enrolado. Seja sempre honesto, íntegro e sincero com todos, assim como você gosta que sejam com você.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

O valor do empreendedorismo

Quando falamos na carreira em vendas, não dá para deixar o empreendedorismo de lado. Já que a informalidade no Brasil está cada vez mais latente, o que deriva desse movimento é a aptidão para montar seu próprio negócio, informatizá-lo e torna-lo profissional. Quem comprova essa situação é uma pesquisa da agência estadunidense Small Business Administration, que avaliou mais de 130 países e concluiu que estamos entre as 5 nações com empreendedores mais ativos e determinados.

No Brasil, está cada vez mais fácil abrir um negócio e com a crise, as pessoas veem a área comercial como uma chance de ouro. Seja no ramo alimentício, de vestuário, entretenimento, tecnologia, entre uma variedade de nichos, há espaço para muitos empreendedores que ganham destaque com boas ideias. Nesse caso, a criatividade, o empenho em se capacitar e o trabalho diário caminham juntos para chegar a um patamar sólido e satisfatório.

Para o Sebrae, o empreendedorismo é parte fundamental da carreira em vendas e tem mostrado resultados surpreendentes para muitos profissionais no Brasil. Segundo o portal, que se mostra uma verdadeira referência no assunto, o conjunto essencial para montar seu próprio negócio depende de 5 ações:

  • Imaginação;
     
  • Determinação;
     
  • Habilidade de organizar;
     
  • Habilidade para liderar pessoas;
     
  • Habilidade de conhecer tecnicamente etapas e processos.

“Um negócio bem-sucedido depende — mais do que de recursos — de vontade e capacitação”.

Portanto, fazer carreira em vendas, ainda mais quando se trata de sua empresa e negócio, é um processo que passa por etapas bem definidas. A vontade e a capacitação andam lado a lado, assim como os valores e métodos que já explanamos. Um especialista completo é aquele que nunca para de conhecer novos recursos, está sempre pronto para o aprimoramento e para os desafios diários. Por isso que, ao longo do artigo, falamos sobre a importância de recorrer a um curso de vendas online para ficar sempre a par de tudo que permeia essa área tão mutável e desafiadora.

Referência em vendas: qualifique-se e destaque-se

É tão bom ser um vendedor referenciado, não é? Da mesma forma, é muito animador ver seu negócio crescer, conquistar os clientes e ter muito êxito na carreira. Então, é sempre bom colocar mãos à obra e nunca ficar parado no tempo. Estudar com um curso de vendedor online e uma série de cursos online semelhantes é muito importante e primordial para a formação de um profissional destacado.

Felizmente, você pode contar tanto com o Curso Online Técnicas de Vendas – como vender mais e melhor quanto com os mais de 800 cursos a distância do Foco Educação Profissional. São mais de 20 áreas e cursos EAD perfeitos para sua capacitação, aperfeiçoamento e atualização, que você pode acessar por um ano inteiro investindo apenas uma taxa única de R$ 69,90.

Assim, durante todo esse tempo – e sem mensalidades – dá para estudar quantos cursos online com certificado do Pacote Master você quiser. Uma proposta incrível e diferenciada que você não encontra em qualquer lugar. Inscreva-se e comece já.

Aproveite e deixe um comentário com suas opiniões sobre nosso artigo e a carreira em vendas. Compartilhe com os amigos também. Boa sorte e até mais.