A evolução no mundo do trabalho ocorreu de forma surpreendentemente rápida nas últimas décadas. Sempre houve inovações na maneira como as empresas eram administradas, visto que as teorias da administração, nos séculos XIX e XX, já traziam direcionamentos sobre formas de trabalhos que garantissem os resultados esperados pelas organizações.  

As teorias, de forma geral, começaram visando a otimização do tempo de trabalho, um melhor aproveitamento das habilidades dos trabalhadores e aumento na produção. Mas em certo momento, surgiu a Teoria das Relações Humanas, que dava um outro olhar sobre o trabalhador: sua participação e importância na empresa, e seu papel social e motivação. Apesar disso, outras formas de administração surgiram e o enfoque nem sempre eram as pessoas – algumas focavam no ambiente, na estrutura ou nas tarefas. 

Até que a gestão de pessoas surgiu como tendência na administração moderna. Segundo esse conceito, a maneira com que as empresas lidavam com seus trabalhadores impactava diretamente nos seus resultados. Mas o que é gestão de pessoas? Como funciona nas organizações? Essas e outras perguntas são respondidas neste artigo, em que abordaremos tópicos relevantes a esse assunto e que são parte do curso gestão de pessoas do portal Foco Educação Profissional.

Acompanhe no texto alguns principais aspectos sobre a gestão de pessoas e conheça um pouco mais a respeito de nosso Curso Online Gestão de Pessoas. Ao longo do artigo também daremos dicas de cursos online com certificado relacionados a esse campo de estudo e trabalho, e que podem incrementar o seu currículo.

Administração de Recursos Humanos e a Gestão de Pessoas

Há uma certa confusão entre as nomenclaturas “recursos humanos” e “gestão de pessoas” – assim como em relação a suas respectivas funções. São duas coisas distintas e devem funcionar de forma diferente dentro das empresas para não comprometer seus resultados. Isso não significa que não tenham relação - em um curso de recursos humanos, por exemplo, será abordada a gestão de pessoas e vice-versa.

Administrar os recursos humanos significa tratar da disponibilidade de pessoal para cada função dentro da organização, para que se implante com sucesso a estratégia corporativa. A área de recursos humanos de uma empresa é responsável por administrar os trabalhadores como as partes da engrenagem para que tudo funcione bem, além de ser responsável também pela parte burocrática do pessoal contratado.

A gestão de pessoas resgatou o papel do ser humano na organização e fez com que elas enxergassem o seu capital humano como o grande e principal diferencial para alcançar seus objetivos. As pessoas passaram de meros recursos (RH) a agentes envolvidos com os objetivos da empresa (gestão de pessoas). Sua principal função é o cuidado e desenvolvimento dos talentos da empresa, enquanto contribui para alcançar resultados satisfatórios.

A relação entre RH e Gestão de Pessoas funciona assim: o departamento de Recursos Humanos é quem normatiza as políticas e orienta as práticas de gestão de pessoas. Quem as aplica, na prática e com o apoio do departamento de RH, são os gestores - cada um que compõe a hierarquia da organização.

Você vai ver várias outras definições sobre o que é gestão de pessoas, fato bastante normal no campo da administração, uma vez que diversos autores opinam sobre um determinado tema e acrescentam variáveis aos fundamentos e teorias. Nada que mude um conceito, são apenas olhares diferentes. Mas o que você precisa saber – e o que nosso curso online ensina - é diferenciar gestão de pessoas de recursos humanos.

6 processos da gestão de pessoas

Saber o que é gestão de pessoas é o primeiro passo para entender como as organizações absorveram o que as teorias e tendências humanísticas da administração tratam e de que forma elas as aplicam na relação com seus trabalhadores. É também o primeiro conceito estudado em qualquer curso de recursos humanos ou curso gestão de pessoas – e não tem como ser diferente, pois o conceito é o start point para essa recente e, globalizada, tendência.

À área de recursos humanos de uma empresa cabe a função de construir uma equipe coesa. De acordo com Idalberto Chiavenato, autor de livros como Recursos Humanos e Administração nos Novos Tempos, as responsabilidades dessa área, com relação a formar a melhor equipe, estão agrupadas em 6 processos básicos da Gestão de Pessoas:

  1. Agregar pessoas: são os procedimentos realizados para buscar novos colaboradores e abrangem a atração e seleção de talentos.

  2. Aplicar pessoas: são os processos de “modelagem” do trabalho, como a descrição de cargos, o desenho organizacional, avaliação de desempenho e outros.

  3. Recompensar pessoas: atender as necessidades básicas dos colaboradores, como benefícios, alimentação, estudo e remuneração, por exemplo, estão nesse processo. Mas inclui-se aqui também as necessidades intangíveis, como a realização profissional e pessoal, parceria, reconhecimento, motivação, autonomia e outros. Proporcionar um ambiente que facilite o aprendizado, as relações, que respeite as necessidades dos colaboradores e que apoie o seu desenvolvimento é fator essencial à gestão de pessoas. Esses fatores são bastante importantes para a motivação da equipe de trabalho e também para a retenção de talentos.

  4. Desenvolver pessoas: este processo envolve a gestão de competências, do conhecimento, a inovação, treinamento e desenvolvimento. É um dos grandes desafios da área de gestão de pessoas e tem como meta garantir a atualização e o aprendizado contínuo dos colaboradores. Esse aprendizado constante pode ser obtido por meio de oficinas, palestras, grupos de trabalho e cursos a distância, por exemplo. É importante lembrar que o mercado de trabalho é um cenário de mudanças constantes, e a qualificação, aperfeiçoamento ou atualização dos colaboradores torna a empresa competitiva, flexível e adaptável a esse mercado. Cursos online são instrumentos perfeitos para que os profissionais aprimorem seus conhecimentos e desenvolvam suas competências, ficando preparados para encarar os desafios do mundo corporativo.

  5. Manter pessoas: também conhecido por “reter talentos”, esse processo visa criar condições favoráveis ao bom desempenho da função de cada colaborador. Essas condições – psicológicas e ambientais – incluem programas de qualidade de vida, segurança no trabalho, cultura organizacional, dentre outras.

  6. Monitorar pessoas: trata-se de um processo funcional que inclui sistemas de informações gerenciais e banco de dados e que tem por finalidade acompanhar as realizações das pessoas (suas atividades) e os resultados obtidos.

Curso gestão de pessoas

Os recursos humanos e as tendências globais em capital humano

A Deloitte Consultoria, empresa que atua a nível global, realiza e divulga a cada ano uma pesquisa voltada a recursos humanos. A “2017 Deloitte Global Human Capital Trends” mostra as tendências globais em recursos humanos, focando fortemente na gestão de pessoas.

Segundo a empresa, as organizações têm enfrentado um cenário de mudanças radicais para a força, o local e o mundo do trabalho, e precisam “reescrever as regras” para acompanhar essas evoluções – isso engloba a gestão dos recursos humanos das empresas. Veja 3 das tendências apontadas na pesquisa de 2017 e que estão diretamente ligadas à gestão de pessoas:

  • Carreira e aprendizado - ajudar com o crescimento dos empregados incentivando o seu desenvolvimento. As mudanças levaram as empresas a buscar novas maneiras de incentivar e fomentar o aprendizado contínuo. Criar uma cultura de aprendizado é um desafio já há alguns anos, e continua figurando como uma necessidade às empresas. Cursos online, por exemplo, podem ser utilizados como formas de proporcionar a aquisição de conhecimento aos colaboradores. Não esqueçamos dos gestores, que podem se atualizar com um curso de recursos humanos e direcionar esses saberes à busca e preparação da equipe ideal para a sua empresa.

  • Diversidade e inclusão - equidade e inclusão continuam figurando como grandes desafios das organizações e os executivos não podem deixar de lado ou abdicar as estratégias de diversidade, principalmente quando se trata de gestão de pessoas.

  • Experiência do trabalhador - cultura e engajamento: ao formar as equipes de trabalho, é imperativo que o gestor aponte pessoas  que se identificam com a cultura da empresa e que sejam receptivos a incorporá-la ao seu comportamento. Dessa forma, além de conseguir resultados favoráveis, as pessoas se sentirão confortáveis, mais motivadas e engajadas. Envolver o funcionário sempre é um desafio, mas onde há uma gestão de pessoas preocupada no bem-estar da força de trabalho, isso se torna bem mais fácil.

 Administradores, independentemente do segmento corporativo, precisam estar atentos às alterações no mundo do trabalho e, sobretudo, à gestão de pessoas. Os cursos a distância voltados a esse assunto dão uma calibrada nos saberes já existentes, reciclando e atualizando a partir das novidades que surgem sobre o tema. 

Além disso, cursos online com certificado enriquecem o currículo – lembra que vimos acima que uma das tendências é o aprendizado constante? Uma boa – e diversificada – qualificação faz bonito em qualquer processo de recrutamento e seleção de talentos.

Por falar nisso, que tal você saber um pouco sobre como funciona o processo de recrutamento e seleção de talentos? Esse é outro tópico do Curso Online Gestão de Pessoas de nosso portal e nossa próxima abordagem.

Recrutamento e seleção de pessoas

Recrutamento

Encontrar e atrair candidatos para as vagas de uma organização é, em um contexto contemporâneo, um processo de “conquista” de novos talentos. Sim, os tempos mudaram e agora também as empresas têm que se mostrar atrativas para os candidatos. Tanto que a gestão de pessoas prevê a retenção de talentos – isso significa que as organizações têm que ter muito jogo de cintura para segurar seus colaboradores.

O recrutamento varia de acordo com cada organização e se divide em três tipos: interno, externo e misto. O interno prevê que uma vaga seja preenchida com o remanejamento de um colaborador. O externo visa captar candidatos de fora da organização, e o misto é o que abre o recrutamento tanto para candidatos internos quanto para pessoas que já trabalham na empresa.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Seleção

Conforme Chiavenato, já citado acima, a seleção é “a escolha do homem certo para o lugar certo”. Nesse processo é feita a triagem dos candidatos recrutados, após essa etapa os candidatos vão para os testes (conhecimentos, desempenho e avaliações psicológicas). Passados esses, acontece a entrevista, crucial para a análise dos candidatos e identificação de suas motivações. Passadas essas fases, ocorre uma outra entrevista, chamada de entrevista técnica, que é feita por um supervisor, gerente ou encarregado da área da vaga disponível, para que este faça uma avaliação aprofundada dos conhecimentos do candidato.

Por essas últimas colocações você pode perceber claramente o quão importante é a preparação quando se busca uma colocação no mercado de trabalho. Cursos de graduação, especializações, cursos a distância, vivência no exterior e até trabalho voluntário são avaliados no currículo dos candidatos.

As entrevistas, como você pode ver, avaliam o conhecimento – então, quanto mais saberes o candidato adquiriu na sua área e em áreas correlatas, mais preparado estará para esse momento. Imagine uma entrevista para uma vaga de gestor hospitalar cujo candidato tenha feito um curso online de planejamento estratégico, um curso gestão de pessoas e um curso de descarte de resíduos de laboratórios.

A Administração, assim como outros campos de estudo e atuação, tem diversos ramos que direcionam para segmentos diferenciados, como o exemplo acima, da gestão hospitalar, mas existem competências que são comuns a todos os segmentos, como é o caso da gestão de pessoas. Portanto, quem estuda, pretende atuar ou atua no ramo da administração, precisa se qualificar nesse tema – tão em alta e imprescindível para uma carreira de sucesso na área.  

Curso Gestão de Pessoas do Foco Educação Profissional

O Curso Online Gestão de Pessoas, do Foco Educação Profissional, proporciona ao aluno desde conceitos básico, como o que é gestão de pessoas, sua importância e qual a sua função nas organizações até estratégias utilizadas para análises de candidatos em processos de seleção, por exemplo. Conheça esse curso online e tudo mais que o nosso portal tem a lhe oferecer.

São mais de 1.000 cursos online com certificado, preparados por um departamento pedagógico dedicado a trazer conteúdos com o que há de mais atualizado em diversas áreas. Com um investimento único de R$ 69,90, você tem acesso a todos os cursos online do Pacote Master e pode fazer todos os que quiser, durante um ano inteiro, sem mensalidades.

Faça agora mesmo a sua inscrição e aproveite todas as vantagens que lhe oferecemos. Mais de 140 mil alunos já comprovaram a eficiência de nossos cursos, agora é a sua vez.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe e nos deixe a sua opinião. Até breve.