Curso de química orgânica online: domine a área e encare os desafios - Blog do Foco Educação Profissional

 BLOG

Blog Foco Educação Profissional

Cursos online, dicas, mercado e muito mais

curso de química orgânica
 Equipe Foco Educação Profissional  16/08/2017
Curso de química orgânica online: domine a área e encare os desafios

Se química orgânica parece complicado demais para você, prepare-se para entender os conceitos principais dessa matéria de modo simples e fácil. Parece que tudo referente a essa área é difícil de entender, mas engana-se quem pensa assim: contando com conteúdos descomplicados e dinâmicos tudo fica mais claro.

Felizmente, o Foco Educação Profissional possui um curso de química online fundamental para dominar a disciplina de vez: o Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica, opção primorosa e completa sobre o assunto. Mesmo com tantas fórmulas, estruturas, definições e aspectos diferentes, por meio de cursos a distância como esse você consegue dominar a química orgânica e se prepara para qualquer desafio.

O que não faltam são questões dessa área no ENEM, nos vestibulares de ramos ligados a exatas e biológicas, em provas de concursos públicos de meio ambiente, indústria e tecnologia, laboratórios, saúde, entre outros desafios que pedem o aprimoramento com um bom curso de química orgânica. Portanto, não dá para deixar esse aprendizado de lado: a preparação é o melhor caminho para se dar bem em suas metas.

A partir desse artigo, você pode conferir pontos primordiais da química orgânica e conhecer mais nossos cursos a distância sobre o assunto. Após tantas informações excelentes, com certeza vai querer se qualificar ainda mais com um ótimo curso online de química. Vamos lá?

Curso de química online: pontos essenciais para dominar a química orgânica

O que é química orgânica

Nossa atmosfera e planeta são formados por milhões de compostos orgânicos. Desses, grande parte possui carbono, um elemento essencial para a manutenção da vida – sabia que cerca de 60% do corpo humano (e de muitos animais e plantas) é formado por carbono? Muito se fala da influência do oxigênio para a respiração e da água para nossas funções vitais. Obviamente eles são essenciais, porém as moléculas orgânicas também têm importância ímpar para muitas atividades metabólicas simples e complexas, além de servir como matéria prima de produtos primordiais, como os medicamentos.

A química orgânica, como método de estudo, análise e organização desses compostos, ganha cada vez mais destaque no campo laboratorial, da medicina e da tecnologia, apenas para citar alguns exemplos. Tem forte relação com a eletroquímica, a bioquímica, a farmácia e toda a área da biologia em si. Dá para ter noção a força dessa matéria e como ela se molda em tantos campos distintos?

Desde meados dos anos 1770, cientistas estudam a química orgânica e sua relação com uma série de reações e conceitos. A partir de conhecimentos de Jacob Berzelius, Friedrich Wöhler e Friedrich August Kekulé, chegou-se à conclusão de que os compostos poderiam ser sintetizados em laboratório. Com isso, abriu-se o caminho para a evolução em toda a área da química e o estabelecimento da química do carbono e seus derivados.

Hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, enxofre e halogênios como cloro, iodo, bromo e flúor são esses elementos que têm forte ligação com o carbono e são destacados nessa disciplina. Ao se perguntar o que é química orgânica, tenha em mente essa informação fundamental – estudada mais a fundo em nosso curso de química online.

Com essa abordagem básica sobre o que é química orgânica, seu universo e sua importância para a manutenção de nossa vida, podemos continuar o texto falando de conceitos que formam essa matéria, ponderados também no Curso Online Conhecimentos em Química Orgânica e outros cursos online adicionais do Foco Educação Profissional.

A teoria estrutural de Kekulé

O alemão Friedrich August Kekulé foi um dos maiores estudiosos sobre as características dos compostos orgânicos e sua aplicação no cotidiano, tanto que sua teoria estrutural é a base geral para esse ramo da química. Segundo seu postulado, o carbono é essencialmente tetravalente (faz sempre 4 ligações), equivalente (todas as ligações são iguais) e se liga sempre por encadeamento longo, seja com uma, duas ou três unidades de valência (aqueles traços comuns nas fórmulas). 

Essas regras básicas de constituição do carbono precisam ser memorizadas. Tente pensar em algum macete bacana para não esquecer, ainda mais se for realizar alguma avaliação importante na faculdade ou para o vestibular. Como é separado por módulos, nosso curso online de química te ajuda a organizar seu cronograma de estudos, anotações e em toda a compreensão da matéria. Além disso, cursos online são perfeitos para estudar quanto você estiver à vontade, na hora em que quiser e com a cabeça fresca.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Geometria molecular

Eis um aspecto que também tem espaço no curso online de química orgânica do portal: a geometria molecular. O nome já diz muita coisa, trata-se da disposição dos átomos espacialmente em uma molécula. Por meio desse esquema, é possível delimitar facilmente mecanismos como polaridade, solubilidade e pontos de ebulição e fusão.

Entre as formas de geometria molecular mais comuns de serem representadas, estão o modelo de bola e bastão. Além disso, dá para reproduzir essa estrutura com materiais físicos básicos também, como bexigas – uma boa dica do MEC para os professores de química do ensino fundamental e médio.

Na imagem, veja como é a geometria da molécula de metano (CH4).

curso de quimica online

Uma das grandes vantagens de ensinar química é contar com materiais alternativos, seja no ensino regular ou na graduação. Assim, tanto a compreensão quanto a memorização do aluno se beneficiam, assim como o rendimento das aulas. Então, professores, que tal se atualizar e deixar as aulas mais práticas e agitadas? Aproveite o curso de química orgânica e outro curso online complementar. Algumas dicas: Curso Online Química - Conteúdos do Ensino Fundamental e Médio‍ e o Curso Online Materiais Alternativos para a Utilização em Sala de Aula‍.

Grupos funcionais dos compostos orgânicos

Muitos especialistas garantem que a química não tem segredos. A partir do momento em que você entende um conceito, fica mais simples desvendar os demais aspectos, pois estão todos ligados e com ampla relação. Quando você começa a estudar com um curso online de química, por exemplo, você aprende por tópicos e revisa conforme suas dificuldades, diferenciais dos cursos online com certificado em relação a um curso presencial, em que não dá para perder nenhuma aula e é necessário seguir um horário sempre.

Assim, é mais proveitosa e efetiva a assimilação dos grupos funcionais de compostos orgânicos, suas regras de nomenclatura e características específicas. Já dissemos que existem diversos compostos orgânicos, e a boa notícia é que grande parte deles apresentam similaridades quanto à estrutura e comportamento químico. Logo, surgiu a necessidade de agrupá-los de acordo com suas funções. Chegamos, assim, a 9 tipos possíveis:

  • Hidrocarboneto: composto apenas por carbono e hidrogênio, apresenta subdivisões (alcanos, alcenos e alcinos) e tem como representantes os derivados do petróleo – usados como solvente e combustível.
     
  • Álcool: bastante conhecido, tem como figura principal o etanol. Utilizado como combustível, solvente, em bebidas, etc.
     
  • Aldeído: seu uso mais popular é como formol, produto que conserva peças anatômicas.
     
  • Cetona: é um potente solvente, presente na acetona que limpa o esmalte das unhas, por exemplo.
     
  • Éter: o éter etílico é utilizado como solvente e anestésico. Nesse caso, tem o oxigênio como heteroátomo.
     
  • Éster: produto de solventes e aromatizantes tem como representante o acetato de etila.
     
  • Ácido Carboxílico: presente no vinagre culinário quanto em solução aquosa.
     
  • Amina: nitrogênio ligado a pelo menos um carbono, é entendido como um derivado da amônia, além de se caracterizar como uma função orgânica nitrogenada.
     
  • Amida: a mais conhecida é a ureia, o primeiro composto sintetizado em laboratório. Também é produto de medicamentos e adoçantes.

Alguns desses grupos já devem ser bastante familiares para você, citados em muitas áreas, sobretudo da saúde e tecnologia. Pois bem, a química orgânica e seus compostos têm destaque em meios cada vez mais distintos. Na área de exatas, aparece em praticamente todas as avaliações, seja de concursos públicos ou vestibulares, por isso a necessidade de ter à mão fontes modernas e excelentes para se dar bem nessas provas, como os cursos online.

curso de quimica online

Equilíbrio Químico

As reações químicas acontecem a todo instante com variados elementos, seja de forma natural ou manipulada. Um fato é que esses processos são essenciais para funções básicas e complexas, desde aspectos metabólicos fundamentais até a fabricação de produtos novos e úteis.

Nesse contexto, considera-se que toda reação química é reversível, ou seja, ocorre em tanto no sentido reagente/produto quanto produto/reagente. Imagine que na ligação dos átomos de dois elementos a proporção entre as quantidades do produto e do reagente se mantenha constante, com a mesma velocidade. Tal condição – que não acontece sempre, obviamente – é conhecida como equilíbrio químico.

Entre os fatores que mais influenciam para que essa situação ocorra estão: temperatura, pressão, concentração e efeito do catalisador. Também é bom lembrar que a reação precisa ocorrer em um sistema fechado, com concentração e pressão constantes, sempre reversível e com velocidade direta igual à velocidade inversa - vale a pena anotar. 

Ácidos e Bases

Partes integrantes do curso de química orgânica, os ácidos e bases são sempre relacionados a compostos corrosivos e perigosos, mas vão muito além disso. A utilidade de suas substâncias é ampla, sobretudo na produção de alimentos, fármacos e produtos de higiene.

Já sua definição se dá seguindo linhas de vários cientistas, como Svante Arrhenius e Gilbert Lewis. Entre as principais, ficou estabelecido que, em solução aquosa, os ácidos são compostos que liberam íons positivos de hidrogênio e as bases íons negativos (hidroxilas). Outra teoria é que os ácidos cedem um próton a uma reação, enquanto as bases recebem um próton.

No dia a dia, você pode perceber a presença de um ácido nas frutas cítricas, por exemplo, já que apresenta um sabor mais azedo. Já as bases são adstringentes, algo parecido com o sabão. É claro que a identificação se dá por meios seguros, tanto considerando as teorias que descrevemos quanto pela escala de pH - potencial hidrogeniônico. Essa escala vai de zero a 14, em que o pH 7 é neutro. Assim, valores menores que 7 são classificados como ácidos e os maiores que 7 são bases. Para medir, são utilizados instrumentos e combinação de substâncias indicadoras.

Atenção para esses temas. Equilíbrio químico e a parte de ácidos e bases sempre confundem os desavisados. Além de ter na cabeça o que é química orgânica, não deixe de ficar a par desses conceitos integrantes da matéria também.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Segurança em laboratórios de química

Antes de finalizar nosso artigo, precisamos destacar uma parte que sempre gera dúvidas, sobretudo nos estudantes e interessados em trabalhar na área química de laboratórios de pesquisa e industriais. Independente do espaço, a segurança é imprescindível para evitar problemas sérios como acidentes e contaminações.

Primeiramente, é necessário evitar situações de risco ao máximo. Isso vale para todos os funcionários do local, que devem trabalhar com atenção, destreza, conhecimento do risco e com foco sempre nas normas estabelecidas pelo responsável. De modo geral, o manual da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) obriga que o laboratório seja bem estruturado, tenha sempre um responsável técnico qualificado, além de "políticas, sistemas, programas, procedimentos e instruções para assegurar a qualidade dos resultados das análises".

Tanto em questão de segurança quanto na qualidade dos testes/produtos, cada membro da equipe atuante no local deve ter uma função bem delimitada e receber orientação de acordo com seu trabalho. O profissionalismo, a atualização e o uso de materiais específicos garantem bons resultados e um ambiente sem riscos, e isso vale tanto para quem fica no espaço quanto sua direção. É para isso, justamente, que existem aparelhos protetivos, políticas direcionadas e conceitos com base na segurança do trabalho.

Além do nosso curso de química online, indicamos também outros cursos online com certificado para se especializar nesse tema: Curso Online Biossegurança - Fundamentos Essenciais‍ e Curso Online Descartes de Resíduos em Laboratórios - Noções Gerais‍. Além disso, vale a pena ler nosso artigo sobre esse assunto e conhecer informações valiosas: Biossegurança: conceito, classes de risco e cursos online sobre o tema‍. 

Domine a química orgânica definitivamente

A química orgânica evoluiu com o tempo e mostrou sua importância para vários aspectos e funções ligados aos seres vivos. Desde então, serve como base primordial para muitas pesquisas e descobertas, ainda mais no combate às adversidades (como doenças) ou para facilitar muitas ações inerentes a nossa sobrevivência.

Quem deseja seguir as áreas ligadas à bioquímica, meio ambiente, saúde, farmácia, engenharia química, biotecnologia, entre muitas outras, com certeza vai se deparar com a química orgânica e todos os conceitos que citamos. Melhor que isso, precisará sempre se qualificar e aperfeiçoar seus conhecimentos na matéria, seja para conseguir uma vaga de emprego, se dar bem na graduação ou para progressão de carreira.

Dominar essa disciplina pode ser bem fácil e eficiente desde que você tenha à mão ferramentas dinâmicas e seguras. Que tal apostar em um curso online atualizado e de qualidade? Além do curso online Conhecimentos em Química Orgânica, no Foco Educação Profissional há diversas opções que agregam saberes incríveis a sua formação profissional e pessoal.

Todos os cursos a distância possuem conteúdos atualizados preparados por um setor pedagógico dedicado, tanto que são atestados por mais de 140 mil alunos. Melhor que essa variedade e qualidade é a vantagem de ter acesso a todos os cursos online com certificado do Pacote Master durante um ano inteiro investindo apenas uma taxa única de R$ 69,90. Não há mensalidades e você ainda pode se certificar em carga horária de 5 a 360 horas caso seja seu desejo. Uma proposta dessas não dá para perder. Basta se inscrever agora e começar já.

Aproveite os benefícios do Foco Educação Profissional e antecipe sua preparação para qualquer desafio, afinal, não dá para perder tempo. Compartilhe essa ideia e se tiver dúvidas entre em contato conosco. Boa sorte e até a próxima.

Data Modificação  03/08/2017
Colunista

Equipe Foco Educação Profissional

 

.

 Aguarde...

© Foco Educação Profissional - Todos direitos reservados

  • Belo Horizonte - MG +55 (31) 2595-0784
  • Rio de Janeiro - RJ +55 (21) 3828-0256
  • São Paulo - SP +55 (11) 4858-9920
  • Salvador - BA +55 (71) 2886-0540
Use seu smartphone para ler este codigo.

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r