Cursos Online com Certificação de Assistência Social

Cursos de Assistência Social

A área de assistência social é essencial para o Brasil, visto os inúmeros problemas que o país ainda enfrenta atualmente. O trabalho é árduo e desafiador, mas também muito inspirador e satisfatório. Quem gosta dessa área e pretende se especializar para se tornar um ótimo profissional, deve estar ciente de todos os parâmetros e sempre disposto a fazer a diferença. Para isso, pode contar com o auxílio de uma série de Cursos de Assistência Social.

Aqui no Foco Educação Profissional, há uma diversidades de cursos online dessa área, com o objetivo de ajudar as pessoas a se capacitar, atualizar e aperfeiçoar para promover a cidadania a sanar problemas comuns ligados aos direitos básicos de cada indivíduo, como moradia, educação, saúde, emprego, entre muitos outros.

Fazer um curso de assistente social é muito proveitoso e investir nessa tendência é essencial para quem deseja se profissionalizar nesse campo. Há muitas leis e decretos que mudam sempre, bem como informações novas e ações que precisam ser revistas. Portanto, contar com materiais atualizados é fundamental para desbravar tudo que se refere a um ramo tão extenso.

A importância da área da assistência social

Prestar um auxílio básico para ajudar pessoas vulneráveis a situações de risco é um dos principais objetivos da assistência social. O próprio nome já revela sua meta. Assistência significa amparo, e isso que deve pensar o profissional da área, usando sempre valores como paciência, empatia, bom senso, racionalidade, entre outros.

É preciso entender que todos os indivíduos têm direitos e deveres a cumprir. Mas, a partir do momento em que faltam recursos básicos para sua sobrevivência, tudo fica mais difícil e uma pessoa pode ficar a mercê das adversidades. Desse modo, existem as mais variadas situações, das mais simples de buscar uma solução até aquelas mais complexas, que demandam o trabalho de uma equipe especializada e direcionada para o caso.

Por isso, um assistente social deve ter o discernimento correto de como agir frente a muitos desafios. É importante enxergar cada condição de modo racional e estar preparado para tudo: abandono de crianças e adolescentes, trabalho infantil, violências e abusos de todos os tipos, pessoas em situação de rua, falta de saneamento básico, entre muitos outros. Mas, em todo caso, a partir do momento em que há o amparo necessário para esses casos, uma pessoa realmente pode mudar de vida e ter uma transformação satisfatória, mostrando que o trabalho do profissional realmente valeu a pena.

Em todas as profissões existem momentos em que a experiência faz crescer e acabar com muitos paradigmas. Na assistência social isso é bem latente. Devido à pluralidade e distinção de fatores e situações surpreendentes, é impossível não tirar lições e se tornar uma pessoa mais humana. Com a promoção da cidadania, da ética e de tudo que é necessário para dar dignidade a quem está em risco, há um contento e prazer em saber que você fez parte de tudo isso.

Pensando em todos esses aspectos, aquele profissional que está sempre preparado com certeza saberá como agir frente às situações mais adversas, de modo racional e com total vontade de promover mudanças primordiais. Para isso, a qualificação é o ponto principal. Primeiramente, é recomendado fazer um curso de assistente social e, conforme o crescimento na área, investir em cursos online com certificado de assuntos de interesse, sejam ligados à família, adoção, crianças em situação de risco e direitos humanos em si.

Você pode aproveitar o vasto conteúdo presente no Foco Educação Profissional para se atualizar e aperfeiçoar, colocando todo o conhecimento em prática e conseguindo um ótimo certificado que é aceito em muitos locais e instituições. O portal conta com centenas de cursos a distância, no qual grande parte são Cursos de Assistência Social. Vale muito a pena conhecer todas as opções e conhecer cada setor e tema, pois todos são pertinentes e podem agregar muitos valores à sua formação profissional.

A assistência social no Brasil

Visto os diversos problemas sociais que assolam muitas áreas, o Brasil necessita do trabalho frequente da área de assistência social para tentar mudar esses cenários e garantir a dignidade para muitos grupos, principalmente das crianças que são consideradas as mais vulneráveis. Portanto, o que se vê por aqui é um esforço conjunto de muitas pessoas e entidades para fazer valer as leis propostas pelo governo, que sempre são renovadas. Nesse caso, diversos profissionais precisam ficar a par dos decretos, tanto o assistente social quanto advogados, juízes, educadores, entre outros.

Desde a Constituição de 1988, o país estabelece políticas públicas que garante a assistência social como um dever do Estado e direito de todo cidadão que necessita de auxílios necessários para sua sobrevivência. Já a lei máxima que garante esses termos é a LOAS – Lei Orgânica de Assistência Social, tratada em todos os cursos EAD sobre essa área, pois precisa ser bem compreendida e praticada.

A LOAS foi criada em 1993 e garante a assistência social como ''direito do cidadão e dever do estado, é política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas, visando ao enfrentamento da pobreza, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais''.

Acabar com a pobreza e as grandes desigualdades presentes em muitos campos torna-se o objetivo principal desse decreto, que deve ser compreendido detalhadamente por toda equipe que trabalha na área, principalmente aqueles que atuam no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, uma unidade pública regional que fiscaliza e coloca em prática tudo que é necessário para sanar problemas de várias esferas sociais.

Vale lembrar que, atualmente, o responsável por coordenar o setor de assistência social no Brasil é o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, considerando a máxima do serviço social previsto na LOAS, que deve garantir sempre a ''proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; o amparo às crianças e adolescentes carentes; a promoção da integração ao mercado de trabalho; a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiências e a promoção de sua integração à vida comunitária; e a garantia de 1 (um) salário mínimo de benefício mensal à pessoa idosa e ao portador de deficiência''.

Nessa base, considerando tudo que é previsto na lei máxima, o SUAS - Sistema Único de Assistência Social – foi criado para otimizar os serviços e tornar as ações ligadas a esse setor mais efetivas. No Brasil, a legislação é ótima na teoria, mas na prática acaba sendo pouco funcional devido a alguns problemas. Por isso, para dar fim a essa condição, o SUAS surge como um método para democratizar e facilitar todo o processo, para que nada fique de lado e, aos poucos, muitas problemas sejam resolvidos.

É claro que mesmo nesse padrão existem muitos pontos que ainda precisam ser trabalhados para que melhorem. O empenho deve vir tanto do governo e órgãos fiscalizadores quanto de todos os especialistas envolvidos no serviço social em si. A partir do momento em que você escolhe ser um assistente social ou ocupar qualquer função ligada ao setor, deve ter em mente dos desafios e ter aquela vontade de realmente fazer a diferença. A função inspira, leva a um ótimo aprendizado e torna qualquer pessoa melhor e mais humana.

Nesse entendimento, além de realizar um curso de assistente social online para se capacitar, dentre outros tantos cursos EAD pertinentes, vale a pena estudar a fundo alguns programas e campanhas existentes no Brasil, como o famoso Bolsa Família, o Prouni, o Minha Casa Minha Vida, entre muitos outros a nível federal, estadual e municipal.

O campo de atuação do assistente social

Um assistente social pode atuar em vários setores, sendo aqueles ligados à Administração Pública os mais conhecidos. Quem é formado em serviço social e áreas correlatas, presta concurso público ou é designado pode trabalhar tanto nos CRAS quanto em muitos campos que lidam com pessoas em diversas condições: abrigos de adultos e menores, presídios, fundações de menores infratores, hospitais, entre outros.

Organizações não governamentais e entidades ligadas aos direitos de minorias também precisam comumente da ação de um profissional dessa área, sobretudo quando se trata de ressocialização de indivíduos a mercê de adversidades. Nesse ponto, também há a possibilidade de criar sua própria instituição de caridade, desde que siga todos os padrões da lei e conte com profissionais preparados. Já em empresas privadas, algumas também abrem vagas para atuantes nesse ramo, sobretudo quando se trata de colocar em prática campanhas ligadas à responsabilidade social, tão fundamental para muitas corporações atualmente.

Por fim, o voluntariado também depende do serviço social e de pessoas que conhecem esse campo, ainda mais quando ocorrem desastres de diversos tipos, como as enchentes, por exemplo. Nesse caso, é necessário o auxílio de assistentes que saibam lidar com as vítimas e possam auxiliá-las de acordo com os parâmetros da legislação. Quem pensa nessa carreira também pode investir no trabalho voluntário em outros países, como regiões de extrema pobreza ou em situação de guerra.

Nesse amplo setor de atuação, é imprescindível que o assistente social esteja sempre aberto para lidar com muitas pessoas e situações surpreendentes. A empatia é um valor essencial, pois o atendimento será extremamente plural: crianças, idosos, mulheres, pessoas com deficiência, indivíduos com condições e orientação sexual distintas, entre variadas circunstâncias. Portanto, é sempre bom ter a mente aberta e jamais julgar algo/alguém sem antes conhecer sua história de vida e contexto social em que está inserido.

Nessa linha, aprender sobre ética, direitos humanos, reabilitação de dependentes químicos, acolhimento familiar e uma série de outros assuntos é uma ótima ideia. Você pode fazer tanto um curso de assistente social a distância quanto demais cursos online para aprender bastante e ser aquele profissional de destaque, responsável e que sabe fazer ótimas abordagens.

Assistência social: cursos indicados

O Foco Educação Profissional conta com diversos cursos online com certificado sobre assistência social, indicados para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar no setor de interesse. Desses, três opções de cursos a distância se destacam, trazendo um conteúdo de qualidade que atrai mais de 140 mil alunos. Conheça essas opções detalhadamente e quais são as abordagens de cada uma delas.

Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco

As crianças estão no grupo de pessoas mais propenso a sofrer com graves problemas sociais, como abandono, violência, fome, entre outras adversidades que podem colocar sua vida em risco. Logo, pensar nos menores de idade deve ser sempre a prioridade de um assistente social, tanto que o Curso Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco foi desenvolvido justamente para esse objetivo.

Esse curso de assistente social online contextualiza historicamente a infância no Brasil, e tem como base o Estatuto da Criança do Adolescente para abordar todos os assuntos referentes aos direitos dos menores e quais as principais situações de risco que estão expostos. Além disso, o trabalho e atuação do Conselho Tutelar também faz parte do Curso Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco.

Além disso, uma das vantagens desse curso de assistente social a distância é o vasto material complementar: entenda como se dá e quais as ações necessárias em caso de violências de todos os tipos com crianças, o que é trabalho infantil, por que há menores na rua, entre outros pontos. Como um dos cursos EAD mais populares da área, o Curso Assistência às Crianças e Adolescentes em Situação de Risco mostra que é essencial para todo profissional que deseja ficar a par desse tema tão importante.

SUAS - Sistema Único de Assistência Social

Já o Curso Sistema Único de Assistência Social - SUAS - trata de tudo que permeia esse sistema tão funcional e necessário no Brasil, conforme já abordamos anteriormente. Entenda como surgiu, quais são seus objetivos claros e por que precisa ser cada vez mais otimizado e melhorado.

O Curso Sistema Único de Assistência Social - SUAS explica desde o conceito e as principais definições desse conjunto de práticas ligadas ao setor de assistência social até os desafios fundamentais para sua efetivação em todo o território brasileiro, sobretudo em áreas mais periféricas e que necessitam de atenção.

Por meio desse curso de assistente social online, tanto os estudantes quanto profissionais atuantes e demais interessados podem se qualificar, certificar e ter o total domínio dos instrumentos de gestão do SUAS e das principais bases do LOAS. Portanto, vale muito a pena realizar o curso Sistema Único de Assistência Social - SUAS para vários objetivos em sua carreira.

Acolhimento Familiar e Institucional

Outro curso de assistente social primordial e exclusivo do portal é o Curso Acolhimento Familiar e Institucional. A família é sempre um ponto de atenção e que leva a muitos contextos diferentes. Nenhuma é igual a outra e todas possuem problemas que vão do básico ao complexo. Quando o problema é latente e sai de controle, torna-se essencial a ação do assistente social e de toda uma equipe especializada.

Por isso, o Curso Acolhimento Familiar e Institucional é um ótimo curso de assistente social online auxiliar para todos esses profissionais que precisam compreender o que é esse acolhimento, quais são as abordagens dependendo do caso e como realizar o trabalho de maneira efetiva. Dentre os principais temas estão o Estatuto da Criança e do Adolescente, a Nova Lei de Adoção, o Programa Família Acolhedora, a atuação das entidades, entre outros.

Vale lembrar que tanto o Curso Acolhimento Familiar e Institucional quanto os demais cursos online destacados são apenas alguns dos diversos Cursos de Assistência Social presentes no Foco Educação Profissional. O portal conta com centenas de cursos a distância de ramos diversos, com certificados de excelência que você pode usar em vários objetivos: horas complementares para a faculdade, como prova de títulos em concursos públicos, para ficar por dentro de uma área específica e até na progressão de carreira.

Visto tantas vantagens, não perca tempo e comece a estudar com um grande conteúdo. Você pode fazer tanto um curso de assistente social quanto demais opções de mais de vinte áreas distintas em ambientes virtuais de aprendizagem e carga horária a sua escolha. Aproveite o melhor dos cursos online com certificado e inscreva-se já para fazer a diferença tanto na sua formação profissional quanto no aprendizado em geral.

Todos os cursos

 Aguarde...

  • Belo Horizonte - MG +55 (31) 2595-0784
  • Rio de Janeiro - RJ +55 (21) 3828-0256
  • São Paulo - SP +55 (11) 4858-9920
  • Salvador - BA +55 (71) 2886-0540

Consulte nossas

perguntas frequentes

Clique e nos envie

Um Chamado

Pague com

Pague parcelado no Foco Educação Profissional.

Meios de pagamento

Pague parcelado no Foco Educação Profissional.

© Foco Educação Profissional - Todos direitos reservados