Equipe Foco Educação Profissional
18/09/2017

História das Relações Públicas, estratégias e responsabilidade social

Construir, promover e preservar a imagem de instituições e pessoas públicas. Essas são as principais atribuições do profissional de Relações Públicas, vertente da comunicação social e super em alta no mercado atual. Para ter sucesso nessa carreira, no entanto, é preciso buscar qualificação sempre, a fim de se destacar diante da concorrência abastada, algo comum para as habilitações de comunicação. Uma ótima sugestão, nesse caso, é o aprendizado em um curso de relações públicas a distância, ideal para quem quer melhorar o currículo, mas precisa de uma opção que não atrapalhe a rotina do dia a dia.

Os cursos online do Foco Educação Profissional, incluindo o Curso Online Relações Públicas‍, são excelentes para estudantes, profissionais e demais interessados que queiram conhecer conteúdos eficientes de forma prática. Se este é seu caso, saiba que aqui você encontra mais de 1.000 cursos a distância sobre variadas áreas de atuação, perfeitos para complementar sua formação e atrair a atenção dos recrutadores. 

Importante saber que o curso de relações públicas online está entre os mais requisitados entre os inscritos quando o assunto é comunicação e marketing. Ele pode ser a porta de entrada que você procurava para dar um up na vida profissional e potencializar seus atendimentos. Que tal conhecer mais sobre esse curso online, então? Confira nosso artigo especial a respeito do segmento.

História das Relações Públicas

Como não poderia deixar de ser, este é um dos primeiros tópicos de nosso curso online relações públicas. As relações humanas e a comunicação se originaram com os primeiros povos, mais precisamente com a necessidade de conviver em grupo e atingir objetivos em comum. Contudo, as Relações Públicas, que une essas duas práticas antiquíssimas, nasceu no século 19, nos Estados Unidos. Era um contexto em que havia uma corrida frenética por lucro e alta exploração dos trabalhadores. Tal situação provocou uma irritabilidade geral entre a classe operária, gerando uma opinião pública nada favorável para os empregadores.

"O público que se dane". Frase atribuída ao empresário norte-americano, William Henry Vanderbildt, como resposta a jornalistas da época, marcou o início da atuação do profissional de Relações Públicas nos Estados Unidos.

Percebendo-se a necessidade de um profissional qualificado para orientar os empresários em situações negativas como esta, Ivy Lee, o publicitário considerado um dos patronos das relações públicas, interviu e criou uma nova ótica para atender aos anseios da opinião pública. Entre seus principais feitos está o atendimento à família Rockefeller, dona de um grande império do petróleo norte-americano da época, que viu sua reputação ir por água abaixo após um embate entre seus mineradores e as forças armadas resultar em mais de 20 mortes. Lee orientou a família a se desculpar publicamente com seus empregados, o que ajudou a melhorar a imagem perante a mídia e a sociedade.

Outro nome que divide a autoria das relações públicas é Edward Bernays, que entre inúmeras ações de marketing pioneiras em solo norte-americano, conseguiu transformar a imagem do cigarro para atrair o público feminino. Com inúmeras estratégias, desde as pesquisas com públicos variados a divulgações de materiais publicitários, Bernays espalhou a ideia de que o hábito de fumar era algo inofensivo, ou ainda, algo benéfico para a saúde. Por conta de um relações públicas, o início do século 20 é caracterizado como a época em que fumar significava ter classe. 

Todas essas informações e curiosidades são exploradas por nosso curso de relações públicas a distância. Ele engloba a cronologia dos principais acontecimentos relacionados à área, incluindo a criação do primeiro curso de relações públicas em uma universidade, na qual Bernays também está envolvido, e sua disseminação para o resto do mundo.

Relações públicas na contemporaneidade

Hoje, a profissão de Relações Públicas tem uma abrangência maior. Por conta de sua multidisciplinaridade e da ascensão da internet, seu trabalho pode ser expandido para atender clientes ainda mais exigentes. No entanto, a visão global e o planejamento estratégico permanecem como carros-chefe dos profissionais de RP, tanto aqueles que trabalham em agências específicas de comunicação quanto em setores permanentes em empresas.

Atualmente, a cobrança é vista em cima da conhecida responsabilidade social, característica altamente valorizada pelo mercado de trabalho contemporâneo e que deve fazer parte das atribuições do relações públicas. Além disso, as empresas modernas necessitam da ajuda do setor de RP para organizar e projetar estratégias de comunicação assertiva, visando harmonizar as relações internas e externas. Esse segmento é o responsável por unificar os diversos setores de dentro de uma organização, fazendo com que os líderes se aproximem de todos os empregados; e também por fazer com que a lucratividade aumente, trabalhando pouco a pouco suas ações perante os clientes.

É preciso entender que a globalização transformou as formas de comunicação e de relacionamentos, afetando a maioria das atividades do setor produtivo. O relações públicas do atual momento, para atingir o sucesso, precisa se mostrar aberto para utilizar as novas tecnologias a favor de seu trabalho e ter coerência para fazer planejamentos estratégicos. Os públicos querem marcas que saibam falar com os avós, mas também com as crianças, ou seja, que tenham versatilidade e "cartas na manga" para se renovar e se manter atraente. 

Com uma formação de qualidade em um curso de relações públicas, é possível preencher a vaga dos sonhos. Empresas privadas e estatais precisam de um profissional engajado de RP, que esteja à frente de seu tempo. Por que não começar agora a se aprofundar em cursos online com certificado relativos? Uma ideia de curso online bacana é o que explora as Relações Humanas, conceito interessante para qualquer pessoa que trabalhe com atendimento ao público.

Função estratégica e responsabilidade social

Vimos no tópico anterior que a responsabilidade social está entre as principais obrigações do relações públicas de hoje. Esse fundamento consiste em posturas, comportamentos e ações de empresas criadas para beneficiar públicos externos e internos. Essas atitudes vão muito além das diretrizes impostas por governos ou sindicatos, por exemplo. Elas devem ser planejadas e executadas voluntariamente, sendo que o setor de RP é um dos principais fomentadores.

Vale dizer também que tais propostas não podem receber incentivo fiscal e outros auxílios externos. As corporações, juntamente com especialistas em comunicação e relacionamento, devem elaborar um plano para impactar positivamente os componentes que fazem a "máquina girar". É possível implementar programas em prol dos funcionários da empresa, da comunidade ao entorno, de instituições de caridade ou do próprio meio ambiente.

Nada impede a empresa de extrapolar seu ambiente interno e ajudar uma sociedade que luta contra o câncer infantil, por exemplo. Ou criar campanhas para incentivar o plantio de árvores, a limpeza das praças da cidade ou a redução de CO² na atmosfera. Todas essas ações estão ligadas diretamente ao conceito de Desenvolvimento Sustentável, e com certeza ajudarão qualquer empresa a melhorar sua imagem e ser bem falada pelas mídias.

Adquirir o hábito organizacional de promover ações de responsabilidade social é tão importante, que esse tema é discutido amplamente em cursos online com certificado. Eles preparam os alunos para compreender a essência desses projetos e como os variados públicos os valorizam, a ponto de melhorar a imagem e a lucratividade das empresas. Temos por aqui, além do curso de relações públicas a distância, o excelente Curso Online Responsabilidade Social Empresarial‍, que expõe o assunto de modo completo.

Relações Públicas e a construção de relacionamentos

Você verá em nosso curso online que o papel do RP é ser o estrategista da comunicação: ele liga todos os pontos para que os relacionamentos sejam harmônicos e tragam bons resultados. Falando da rotina diária desse profissional, entre as principais atividades está criar estratégias e ferramentas que ajudem na construção da boa imagem de empresas ou de pessoas públicas. É ele que dá o suporte nas relações com a imprensa, com os clientes, com os possíveis parceiros, enfim, com o público em geral.

Ao construir relacionamentos saudáveis com a ajuda de um relações públicas, as empresas perceberão que o lucro acontece, mais cedo ou mais tarde, pois qualquer cliente se satisfaz com uma marca que ele conhece, admira e deseja. Esse trabalho, entretanto, não é realizado de um dia para o outro. Construir e manter uma marca atrativa, que seja sempre lembrada por coisas boas (produtos, serviços, atitudes, etc), não é uma tarefa fácil e precisa ser feita com cautela - qualquer passo em falso pode colocar em risco a reputação já estabelecida.

Portanto, quando um cliente contrata profissionais de RP para gerir sua imagem, deve compreender ao certo que não se trata de publicidade, isto é, anúncio. Trata-se da divulgação espontânea da empresa/personalidade através de assessoria de imprensa, de mídias sociais, de eventos promocionais e até mesmo de ações de responsabilidade social. As pessoas conhecerão a marca como ela é, não somente pelo preço de seus produtos ou promoções esporádicas (o que é feito pelas propagandas), mas por tudo aquilo que ela realiza dentro e fora do âmbito corporativo.

Por isso é essencial priorizar os bons relacionamentos, pois sem eles, nenhuma corporação ou pessoa se mantém em alta no mercado. Que tal se aprofundar mais sobre esse assunto? Como nosso portal não deixa passar nenhum tema importante, também traz alguns cursos online referentes. Há, por exemplo, o Curso Online Relações Interpessoais na Empresa‍ e ainda o Curso Online Excelência no Atendimento ao Público‍, duas opções especiais para estudantes, profissionais e interessados na carreira de RP. 

Opinião Pública

A opinião pública diz respeito a todas as expressões populares relacionadas a fatos, ações, produtos, etc, e existe desde os primórdios da humanidade. Contudo, ela começou a ser amplamente estudada após a concepção das relações públicas como profissão. Hoje, não dá para mensurar o quão valorizada é para qualquer que seja a instituição, seja ela privada ou pública - em todos os âmbitos o juízo do povo é levado em consideração. 

Não à toa que presenciamos as pesquisas de opinião pública sobre medidas do governo, como pudemos ver escancaradamente à época do Impeachment de Dilma Rousseff, por exemplo, ou agora, constantemente, acerca da aprovação ou não do governo de Michel Temer. Por trás de todos os resultados, há as projeções e medidas de um setor de comunicação.

Na esfera privada a realidade não é diferente. Empresas que desejam conhecer melhor o seu público para poder modificar, lançar ou extinguir produtos ou serviços, entre outras propostas, realizam pesquisas de opinião pública. O relações públicas é o grande responsável por elaborar, monitorar e analisar os estudos feitos, e depois, por sugerir novas ideias e executar as alterações necessárias.

Esse tópico carrega conceitos e práticas peculiares, que podem ser transmitidos por bons cursos online, tais quais os que oferecemos no portal. Nosso curso online relações públicas exibe dados atualizados a respeito da opinião pública, proporcionando uma formação de qualidade.

Redes Sociais

Há diversos métodos para conhecer a opinião do público sobre uma marca ou uma pessoa. Hoje em dia, as redes sociais são importantes aliadas nesse processo, sendo imprescindível a interação com clientes cativos, novos e futuros para descobrir o que precisa melhorar, o que eles mais aprovam ou desaprovam, entre outras informações pertinentes. É por meio de sites como Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e até mesmo os blogs, que continuam em alta, que as marcas conseguem estreitar relacionamentos com seus públicos estratégicos. Com determinada frequência, é possível publicar materiais mais direcionados e atingir um maior número de pessoas.

O relações públicas moderno, que se aproveita de todos os artifícios digitais para tocar seus projetos é chamado de RP 2.0. Estudando em cursos a distância focados nesse tipo de trabalho, como o curso de relações publicas online aqui do portal, dá para compreender como a rotina do RP se torna mais dinâmica ao adotar práticas que envolvem a tecnologia. Os resultados tendem a vir mais rápido quando se utiliza uma linguagem mais clara e objetiva com os públicos, algo que deve ser feito nas mídias sociais.

Entretanto, as empresas devem prezar por contratar profissionais que tenham um currículo exemplar e know-how nesse sentido, pois assim como a internet pode beneficiar bastante uma marca, pode também causar sua derrocada. A rapidez com que as informações se espalham exige que o RP tenha muita responsabilidade em cada postagem que irá fazer, por conta disso, a dica é que se faça um planejamento voltado para as redes sociais, equilibrando todas as informações que serão divulgadas.

Curso de relações públicas a distância: o que você precisa para ter sucesso

Todos esses tópicos e muitos outros você pode conhecer no curso de relações públicas online aqui do Foco Educação Profissional. Há muitas teorias relacionadas à área, que precisam ser estudadas mais profundamente, e só cursos online com certificado podem proporcionar tais saberes, lembrando que a certificação é opcional e a carga horária pode ser definida de acordo com a necessidade do aluno. Com uma grade repleta de opções para você se qualificar, nosso portal está de portas abertas para estudantes, profissionais e demais interessados em adquirir conhecimentos valiosos.

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