Guia da Educação Infantil: O Processo de Construção do Conhecimento - Blog do Foco Educação Profissional

 BLOG

Blog Foco Educação Profissional

Cursos online, dicas, mercado e muito mais

Curso online construção do conhecimento na educação infantil
 Equipe Foco Educação Profissional  29/11/2017
Guia da Educação Infantil: O Processo de Construção do Conhecimento

Você, que trabalha ou se interessa pela Educação Infantil, sabe o quão importante é o processo de construção do conhecimento para as crianças. Normalmente, avaliamos uma pessoa sobre o que ela entendeu ou não entendeu através de provas, certo? Mas e como funciona dentro da Educação Infantil? Se você quiser saber sobre isso e muito mais, nosso post poderá te ajudar.

A Educação Infantil e sua função tem sido cada vez mais discutida dentro de todos os meios da educação, tendo em vista que ela é a primeira etapa da educação em geral e tem um papel fundamental na criação de um adulto crítico, inteligente e que sabe expressar seus sentimentos.

Os centros de educação pararam de ser vistos como apenas um local para deixar as crianças enquanto os pais estão no trabalho, e estão progressivamente se tornando ambientes valorizados e procurados para que a criança realmente efetue a construção do conhecimento na Educação Infantil.

Quer saber mais sobre como a Educação Infantil evoluiu com o tempo? O Foco Educação Profissional preparou um curso online para que você entenda tudo que precisa saber sobre como funciona o mundo e a mente das nossas crianças, o Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil.

O Foco Educação Profissional já foi aprovado por mais de 140 mil alunos e conta com mais de 1000 cursos a distância para seu aperfeiçoamento. Além disso, os cursos são criados por um departamento pedagógico dedicado em trazer sempre o melhor para você.

Continue lendo nosso artigo que falaremos mais sobre como a avaliação deve acontecer dentro da Educação Infantil, como ela influencia no processo de construção do conhecimento e sobre outros cursos online com certificado que nosso portal lhe oferece para melhorar ainda mais a sua formação.

A avaliação planejada e o processo de construção do conhecimento na Educação Infantil

A avaliação nem sempre foi obrigatória e até mesmo indicada dentro dessa etapa do ensino, sendo instituída apenas em 2009, através das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, conhecida como DCNEI, que as instituições que atuam na Educação Infantil criassem procedimentos para a avaliação do desenvolvimento da criança.

Essa avaliação, que foi deixada de forma aberta para que os próprios educadores e instituições pensassem em um método eficiente, não tinha como objetivo selecionar, promover ou até mesmo classificar as crianças entre aqueles que se desenvolvessem mais e aqueles que tivessem um desenvolvimento menor.

O objetivo da avaliação era, sobretudo, para que os professores fizessem uma observação crítica e criativa das atividades, brincadeiras e interações propostas pelos mesmo, para que o mesmo conseguisse avaliar que atividades eram mais valiosas em relação a construção do conhecimento em sala de aula. No entanto, as diretrizes não deixam isso de forma clara, podendo gerar dúvidas.

Por exemplo, é possível achar professores que aplicam provas em alunos de apenas três anos achando que estão cumprindo a indicação. Claramente, isso é uma interpretação equivocada do que a DCNEI coloca. O tipo de avaliação dentro da Educação Infantil pode, e deve, ser escolhida pelo colégio e pelo professor, sempre buscando um método realmente eficiente para avaliar se ocorreu ou não a construção de conhecimento.

A prova, por sua vez, normalmente é um documento descontextualizado que não capta a individualidade da criança, tentando fazer com que as crianças pensem da mesma forma, logo, respondam da mesma forma a mesma pergunta.

Sabemos que o Ensino Infantil não deve funcionar dessa maneira, afinal, cada criança é única, tendo seus próprios pensamentos, sentimentos e considerações, que devem sim ser levados em consideração quando falamos sobre a construção de conhecimento. E não apenas na Educação Infantil, sabemos que cada pessoa aprende e entende de forma diferente, devendo ser valorizada do jeito que é.

O Foco Educação Profissional sabe disso e por essa razão se esforça para construir um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) moderno, intuitivo e otimizado para que você consiga estudar da forma desejar, seja através do seu Smartphone, Tablet ou do seu Computador. Além disso, nossos cursos a distância são conhecidos nacionalmente pela qualidade.

E foi por esse tipo de má interpretação sobre a avaliação escolar nessa modalidade de ensino acontecer, que em 2012, o Ministério da Educação produziu um documento que aponta sobre o que deve ser levado em consideração na hora de avaliar uma criança: Educação Infantil: Subsídios para construção de uma sistemática de avaliação.

Este documento desenvolvido pelo MEC aponta que as crianças não têm o mesmo processo de construção de conhecimento, tendo em vista que a realidade cultural e social em que a mesma está inserida influencia muito em como ela irá se desenvolver.

A utilização de avaliações pontuais leva a uma rotulação da criança, baseada apenas no resultado que ela alcançou, sem levar em conta em como ela agiu, estudou e se esforçou para a prática dada pelo professor. Isso sem falar que esse tipo de avaliação tende a não ver o processo de construção do conhecimento, apenas o resultado final.

Por exemplo, se o professor quer avaliar o desenvolvimento motor de uma criança e passa uma atividade em que ela tenha que pular em apenas um pé só, ele estará avaliando apenas os alunos que são bons nessa habilidade específica, ignorando o fato que uma criança pode não ter ainda a habilidade de pular em um pé só, mas pode ter a destreza de correr sem esbarrar em obstáculos.

Entendeu qual o problema de utilizar apenas uma avaliação para um grupo de crianças? O professor acaba não notando quais avanços a criança já fez, pois estará muito concentrado em fazer a criança conseguir fazer o que o teste pede, por vezes trazendo um problema de direcionamento do ensino, onde o professor acaba dando mais atenção para aquela atividade específica que será utilizada como avaliação.

E por último, mas não menos importante, uma criança pode ter problemas em se integrar e gostar de uma educação que está constantemente avaliando e testando suas habilidades, provocando um clima tenso e não propício para a construção do conhecimento em sala de aula.

Mas então como as avaliações devem ser feitas? É isso que falaremos brevemente abaixo e você pode encontrar muito mais informações em um dos nossos cursos online, que tem como objetivo promover o entendimento do professor sobre a avaliação infantil, o Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

A importância do parecer descritivo na educação infantil

Antes de falarmos sobre a real importância do parecer descritivo, é importante realmente definirmos o que ele é e de que forma deve ser feita.

O parecer descritivo leva em conta que as crianças se desenvolvem de maneira diferente, cada uma em seu tempo e de seu modo. E é exatamente isso que deve ser levado em consideração na hora de um professor avaliar seu aluno, ao menos dentro da Educação Infantil.

A avaliação não deve ocorrer em apenas um dia, mas deve ser constante, sendo observado seus avanços em certas áreas e suas dificuldades em outras, sendo que essa avaliação se transforma em uma análise escrita para ser entregue para os pais, normalmente no final do semestre.

A importância dos professores e pais estarem cientes em que áreas certa criança apresenta mais dificuldade, é que assim podem propor atividades que ajudem no desenvolvimento da criança nessa área. Por exemplo, se uma criança sabe correr e pular mas não consegue organizar seus brinquedos depois de uma brincadeira, cabe ao professor e aos pais trazerem essa atividade, em diversas variações, para o cotidiano da criança.

O parecer descritivo deve sempre ser feito pelo professor, através das observações feitas em todas as atividades propostas. Cabe ao professor prestar atenção em como cada criança se comporta socialmente, se faz as atividades pedidas, como ela se comporta com os amigos, se consegue expressar de forma efetiva, como está progredindo na construção do conhecimento na Educação Infantil e tudo mais que o aluno faz ou sente dentro da sala de aula.

É muito importante que a criança saiba se expressar tanto através de gestos quanto de palavras, e pensando nisso o nosso portal focou um dos seus cursos online nessa problemática, o curso Aquisição da Linguagem Oral, que trata tudo o que há para saber sobre o desenvolvimento da linguagem em uma criança.

Se você pensar, fazer um parecer descritivo para apenas uma criança pode já ser complicado e o professor tem o papel de fazer essa avaliação para todos os alunos que atende. O Foco Educação Profissional sabe quão complexa é a função do professor e por isso oferece vários cursos a distância para que você consiga cada vez mais se especializar!

Agora que já sabemos o que é o parecer descritivo, podemos tratar de sua importância. A Educação Infantil, como já falamos anteriormente, tem um grande papel na vida de toda criança. Afinal, é nela que começa acontecer o processo de construção do conhecimento.

Claro que a construção do conhecimento na Educação Infantil deve ocorrer de forma diferente do que em outras modalidades do ensino, afinal o aluno ainda é um criança e pensa e age de forma diferente que outras idades. Por isso, o nosso portal oferece um curso online sobre a importância das atividades lúdicas e tudo que você deve saber sobre a teoria e a metodologia.

Disponibilizamos também um material completo sobre a organização do ensino e as principais tendências pedagógicas no Curso Online Prática Pedagógica.

processo de construção

O parecer descritivo tende a ser complicado para o professor, afinal é difícil resumir tudo que foi observado e passar para o papel, mas é de extrema importância para o planejamento de aula e para que o aluno consiga se desenvolver de forma mais efetiva.

O termo “avaliação” normalmente é relacionado a avaliar por qual forma que o aluno aprendeu ou não, mas também está altamente conectado com as falhas do planejamento de aula do professor. Nesse momento você deve estar se perguntando, mas como assim? Se o professor faz uma análise de como está o desenvolvimento motor das crianças e todos estão tendo dificuldades, o educador deve saber que suas aulas não contemplaram essa área da forma que deveria e deve refazer seu planejamento.

Ou seja, ao escrever o parecer descritivo, o professor não deve apenas apontar em que áreas certo aluno tem dificuldades, mas deve também levar em conta que atividades pedagógicas podem fazer a criança conseguir passar essa dificuldade de forma eficiente. Assim, o processo de construção do conhecimento em sala de aula se dará de forma efetiva, tanto para o aluno quanto para o professor.

Sabemos que planejar as aulas pode ser bem complicado, afinal, tem que contemplar todas as áreas de desenvolvimento e mesmo assim fazer de uma forma divertida para chamar a atenção da criança. Por isso, o Foco Educação Profissional está aqui para te ajudar com incríveis cursos online com certificado para que você possa utilizar de todas suas vantagens.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Ética profissional na avaliação infantil

O professor da Educação Infantil deve ter consciência que é uma grande influência para todos os alunos, sendo que muito deles buscam uma referência para o processo de construção de sua personalidade, devendo o professor agir sempre de uma forma afetiva, calma e, principalmente, com ética.

Dentro da ética profissional de um professor estão contemplados alguns pontos, que discutiremos de forma breve no post mas você pode encontrar muito mais informações no nosso Curso Online Construção do Conhecimento. Além desse curso online, nosso portal te dá uma grande opção de cursos acessíveis, para que você fique cada vez melhor naquilo que faz!

A ética de um professor deve estar presente em todos os momentos da vida dele. Por exemplo, um professor deve entender que cada criança tem seu tempo de aprendizagem e deve ter paciência em ser esse transmissor de conhecimento. Um professor não deve ter preconceitos e discriminações, pois podem influenciar na formação do caráter do aluno.

Além disso, cabe ao professor não estigmatizar o aluno, sabendo que ele é muito mais do que suas atitudes e suas formas de se expressar. O professor não deve colocar rótulos nas crianças e não fazer nada para mudar esse problema. Por exemplo, se uma criança só sabe se expressar através de choro, o professor deve entender seu problema e desenvolver com a criança que há outras maneiras de expressão, ensinando-a que existem outras formas de demonstrar insatisfação que não seja o choro.

Veja bem, não estamos dizendo que cabe ao professor ensinar para a criança que ela nunca deve chorar, pois ela deve. O professor deve ensinar para a criança que existem outras formas de exprimir o que ela está sentindo.

Também existe a importância do professor não falar sobre o desempenho de outras crianças com outros alunos ou até mesmo com outros pais, o que pode ser muito negativo para as crianças. Os pais tendem a querer que seu filho sempre seja o melhor, muitas vezes não entendendo como funciona a construção do conhecimento para uma criança, forçando a mesma a fazer atividades nem sempre adequadas buscando o desenvolvimento, o que não dará certo.

A avaliação tem mesmo um papel muito importante no processo de construção do conhecimento, não é mesmo? É através dela que o professor entende o que deve trabalhar mais em seu planejamento de aula e que os pais ficam conscientes de que atividades podem ser feitas para melhorar o aprendizado da criança em casa.

Conte conosco para entender tudo sobre a Educação Infantil e para alavancar sua carreira através de cursos online com certificado que além de te instruir ainda dão uma valorizada no seu currículo! O grande diferencial do Foco Educação Profissional, é que você tem a possibilidade realizar quantos cursos online quiser do Pacote Master no período de um ano. E o melhor: tudo isso por apenas R$69,00. Faça já sua inscrição.

Se você se interessou pelo conteúdo do post e quer saber mais, não esqueça de fazer nosso Curso Online Construção do Conhecimento na Educação Infantil. Aproveite e comente nosso artigo!

Data Modificação  27/10/2017
Colunista

Equipe Foco Educação Profissional

 

.

 Aguarde...

© Foco Educação Profissional - Todos direitos reservados

  • Belo Horizonte - MG +55 (31) 2595-0784
  • Rio de Janeiro - RJ +55 (21) 3828-0256
  • São Paulo - SP +55 (11) 4858-9920
  • Salvador - BA +55 (71) 2886-0540
Use seu smartphone para ler este codigo.

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r