Se você está começando sua carreira como engenheiro civil, arquiteto, paisagista, design de interiores e afins, precisa conhecer alguns softwares gráficos para montar cenários e modelos em 3D e dar ainda mais excelência aos seus projetos arquitetônicos. 

Um dos programas mais famosos do mercado para criação de cenários tridimensionais é o SketchUp que, além de ter a opção da versão SketchUp free e a SketchUp Pro, o software é leve, de fácil aprendizagem e proporciona um leque variado de detalhes e acabamentos. 

O programa foi criado pela empresa Last Software no ano 2000 e ganhou muitos ajustes desde então. Em 2006 o software foi adquirido pela Google, daí então surgindo o nome atual de Google SketchUp

A edição free do programa permite criar maquetes em 3D, incluir peças variadas de decoração, inúmeros tipos de acabamentos, texturas, móveis e outros detalhes que elevam o projeto final a uma impressão muito próxima a realidade. 

Já a versão SketchUp Pro traz, além dos complementos citados acima, alguns outros recursos que não estão inclusos na edição grátis.  

A versão paga, por exemplo, permite a criação de folhas de projetos, em que o usuário pode criar um esboço detalhado em 2D. Outra vantagem é a opção de compactar o arquivo do SketchUp em AutoCad e Adobe Illustrator.  

Para aprender a utilizar todos os recursos que esse programa oferece, o aluno deve procurar cursos online completos e atualizados que ensinam toda a base necessária para a criação de uma maquete virtual.  

Se você deseja um curso online SketchUp com dicas exclusivas e que ensine de forma didática, está no lugar certo! O departamento pedagógico do Foco Educação Profissional criou o curso de SketchUp com um conteúdo completo para você aperfeiçoar os seus conhecimentos.

Continue acompanhando o artigo que vamos falar um pouco mais sobre o curso, além de dicas importantes para você aprimorar os seus projetos arquitetônicos e surpreender seus cliente. Fique conosco! 

Aprenda a inserir detalhes no seu projeto do SketchUp 

Google SketchUp é líder no mercado por apresentar uma grande facilidade de uso – o que atrai empresas e profissionais – e por conter uma variedade de detalhes que tornam o projeto bastante realístico. 

Por exemplo, para criar escadas para o projeto de uma casa é simples. O usuário deve desenhar o modelo de escada que deseja no local do cenário com o lápis de desenho virtual – que se encontra na barra de tarefas do programa – e depois clicar no elemento "empurrar/puxar". 

Além disso, o profissional ainda pode incluir detalhes na escada, como um corrimão, por exemplo. Claro que cada cenário terá detalhes personalizados de acordo com o projeto inicial, entretanto, vamos ensinar um corrimão simples de se criar que pode valer para vários tipos de escadas. 

A primeira coisa a se fazer é um círculo de cerca de 2cm com o lápis virtual no primeiro degrau da escada. Depois com a ferramenta "empurrar/puxar", o usuário deve puxar para cima, criando um cilindro de 90cm, sendo a altura do corrimão. 

Com a tecla "M + ctrl" é possível copiar esse mesmo objeto para o outro lado da escada para criar o pilar de sustentação do corrimão para os dois lados. Depois é preciso fazer uma linha começando do pilar até o fim da escada para a criação do corrimão. Logo em seguida o usuário move essa linha para cima (90cm também). 

Com a ferramenta "siga-me" o aluno conseguirá criar o seu corrimão. Fácil, não é mesmo? Com a tecla "M + ctrl" é possível copiar o corrimão para colocar o objeto dos dois lados da escada.  

SketchUp

Inserir telhado 

Para facilitar ainda mais a vida do desenvolvedor do projeto, o SketchUp permite a inclusão de plug-ins de acabamentos, como por exemplo o telhado. Uma extensão conhecida é a "Instant Roof", uma página própria para auxiliar arquitetos e engenheiros

O usuário encontra de graça essa extensão na internet e instala facilmente. Voltando ao programa Google SketchUp e com a base da casa já criada, é só ir em "Plugins", "Instant Roof", depois "Make Roof". Uma aba vai abrir com uma série de opções de telhado para o seu trabalho. Prático, não é? 

Criar piscina 

Você pode dar início a criação da sua piscina com o lápis ou com a ferramenta "retângulo". Desenhe a piscina no piso com o tamanho correto que desejar. 

Depois, clique na ferramenta "Offset" e faça uma borda para a piscina. Logo em seguida, escolha a ferramenta Empurrar/puxar" e "empurre" a sua piscina para baixo, criando assim a profundidade do objeto.  

Com a ferramenta "Materiais" você escolhe a melhor textura para sua piscina. Na mesma aba também é possível criar vegetação para seu cenário e outros detalhes. 

Quer aprender mais? O curso de SketchUp do Foco Educação Profissional tem mais ensinamentos e dicas incríveis para aperfeiçoar os seus projetos! Além disso, você encontra em nossa plataforma outros cursos online para complementar ainda mais o seu currículo. 

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Dicas exclusivas + cursos a distância 

Como vimos, o SketchUp é um programa completo e gratuito que oferece inúmeras maneiras de se criar um projeto dinâmico e criativo. Por ser um programa de fácil aprendizado, o aluno pode realizar cursos online com certificado e estudar de casa e no seu tempo. O curso online SketchUp

do nosso portal, por exemplo, é o ideal para quem quer aprender com comodidade e obter excelentes resultados. 

Você também pode optar pelo SketchUp Pro se quiser acessar outros recursos exclusivos e deixar seus projetos ainda mais profissionais. A empresa libera 30 dias de uso gratuito para o usuário experimentar a versão paga. 

Entretanto, não adianta instalar o programa e não saber usar. Comece hoje mesmo o curso online SketchUp e aprenda a manusear o software, conheça todas as ferramentas e os resultados incríveis que ela pode lhe proporcionar. 

Para dar início, matricule-se no portal, invista a pequena taxa de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) e tenha acesso ilimitado a mais de 1.000 cursos online com certificado do Pacote Master por um ano, sem mensalidades! 

Aqui você estuda através de cursos online de onde e quando quiser pelo seu computador, tablet ou smartphone. O nosso conteúdo fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem intervalo. 

Não perca mais tempo e se inscreva hoje mesmo no melhor e mais completo curso de SketchUp do Brasil! Se você gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar esse artigo com seus amigos e familiares, eles também podem se interessar em nossos cursos online com certificado. Comente aqui o que você acha do SketchUp. Até breve!