Promover o bem-estar e dar mais dignidade à vida das pessoas com deficiência é fundamental, tanto que essas pautas são destaques em pesquisas, estudos, testes e reportagens no mundo inteiro. Muitos especialistas, órgãos e governos se atentam a esse cenário para promover a inclusão e garantir que todos tenham seus direitos cumpridos. Com uma série de recursos, o que não faltam são campanhas e ações que visam deixar tudo mais prático para eles, por meio de um conceito que foi criado justamente para isso: a tecnologia assistiva

Ela tem se popularizado cada vez mais nos diversos meios sociais por uma série de condutas essenciais que, definitivamente, todos precisam conhecer. Seja em uma empresa, escola, universidade e todo ambiente comunitário, entender os aspectos da tecnologia assistiva mostra um engajamento e pensamento no próximo que necessita de recursos diferenciados. Para isso, o que não faltam são opções: guias oficiais, palestras, artigos acadêmicos e cursos online, como o curso de Tecnologia Assistiva, do Foco Educação Profissional

A proposta desse manual é abordar todo o tema e, além de informar as pessoas que não compreendem os termos técnicos, teóricos e práticos, certificar os profissionais que pretendem se qualificar na área, tanto aqueles que já trabalham com pessoas com deficiência quanto os que estudam para isso. Por meio de cursos online com certificado, há ganhos para todos os lados, do campo profissional à promoção da cidadania.

Para te inspirar a desbravar todos os aspectos e características da tecnologia assistiva e promover a inclusão social, preparamos este artigo com as principais questões a respeito do tema. Depois que tudo ficar mais claro, você vai querer saber mais e mais sobre uma pauta tão interessante e necessária. Está preparado?

O que é tecnologia assistiva?

A TA, como é conhecida pelos profissionais da área, aborda mais do que uma simples ação. É um conceito completo, formado por um conjunto de práticas, metodologias, recursos, materiais, produtos e estratégias criadas e desenvolvidas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida, participação, inclusão social e autonomia das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, transtornos globais do desenvolvimento e incapacidades nas mais diversas condições. 

Ou seja, trata-se de um cenário completo formado pelos mais versáteis profissionais que trabalham em prol desse grupo, visando a aplicabilidade de uma série de condutas e atos que são essenciais para quem precisa realizar tal tarefa ou atividade com dignidade e independência, mostrando à pessoa com deficiência que ela pode realizar exercícios básicos e fundamentais a todo cidadão. 

Como exemplo prático, a tecnologia assistiva não se trata somente de uma educação inclusiva para uma criança autista. Além disso, pensa em todo o contexto necessário para seu aprendizado, desde uma sala equipada com materiais que ajudarão nisso até seu transporte de casa para escola. Se for uma pessoa com deficiências múltiplas, os recursos abordam tanto um ensino especial quanto o desenvolvimento de uma cadeira de rodas que facilite sua mobilidade. 

Vale esclarecer que praticamente todas as áreas sociais lidam e desenvolvem planos referentes à TA. Ao contrário do que muita gente pensa, não é apenas uma questão do setor de saúde e educação, mas também de uma diversidade de ramos: assistência social, psicologia, design, arquitetura, engenharia, administração, tecnologia, informática, terapia ocupacional, entre muitos outros. É um conceito amplo que une todas as esferas e necessita do trabalho dos mais variados especialistas, por isso, é pertinente de aprendizado para a sociedade em si. 

A compreensão básica e avançada desse recurso é primordial para um profissional que, de maneira direta ou indireta, poderá lidar com esse meio de inclusão social. Logo, aqueles que buscam recursos para entendê-lo, sempre estarão atualizados e prontos para qualquer desafio, sobretudo no campo profissional. Seja você um médico, educador ou engenheiro, essa área pode ser essencial em seu currículo para garantir uma vaga de trabalho em uma empresa, organização ou órgão governamental.

Esse é o contexto geral que precisa ficar claro para aqueles que desejam e devem entender sobre tudo que é pertinente às pessoas com deficiência. Por meio da TA, a resolução de problemas e a otimização de ações ficam bem mais claros. Assim, com informação, as pessoas começam a criar o pensamento consciente de que todos podem ajudar nessa missão.

Como surgiu a tecnologia assistiva?

A tecnologia assistiva começou a ganhar força no final da década de 80. Foi por meio do ADA - American with Disabilities Act -, regulador máximo dos direitos das pessoas com deficiência nos Estados Unidos, que essa área surgiu e tornou-se fundamental. Por meio de uma série de leis e decretos, a entidade conseguiu, junto ao governo, garantir seu desenvolvimento em todo o país, fato que acabou inspirando nações do mundo inteiro, como o Brasil. 

Quem também contribuiu para a popularização da TA foi a ONU (Organização das Nações Unidas), que está sempre trazendo essa pauta ao debate em seus eventos. Após a Declaração de Salamanca, que garante o direito igualitário de ensino a todas as crianças, sobretudo aquelas que necessitam de uma educação inclusiva, foi instaurada a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assegurando a presença obrigatória do tema na agenda global quando se trata das discussões sobre Direitos Humanos. 

Assim, nesses eventos sempre surgem uma série de ideias e melhorias visando a inclusão social das pessoas com deficiência e métodos cada vez mais atuais de tecnologia assistiva, que sempre são implantados em muitos países e promovem mudanças para muitos grupos.

curso de tecnologia assistiva

Como é a tecnologia assistiva no Brasil?

Por aqui, felizmente, a tecnologia assistiva é ascendente e tem se popularizado bastante, tanto graças às campanhas de entidades - como a APAE e a AACD -, materiais informativos e cursos EAD preparados especificamente para tratar desse assunto que precisa ser cada vez mais debatido e colocado em prática. 

O Brasil sempre desempenhou um papel competente quando se trata de decretos para validação dos direitos das pessoas com deficiência. A TA sempre teve destaque em muitos meios oficiais, pauta de programas de diversos ministérios, tanto o da Saúde quanto o da Educação, Cultura e Ciência e Tecnologia. Ou seja, enquanto um órgão visa trabalhar as estratégias de ensino para uma pessoa com paralisia cerebral, por exemplo, outro pensa em recursos para melhoria da mobilidade de um indivíduo que usa cadeira de rodas. 

Desde que substituiu, em 2008, o termo ajudas técnicas, a tecnologia assistiva é aplicada, gerenciada e orientada tanto por meio da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República quanto especificamente pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com base na legislação brasileira, que garante o destaque dessa pauta em todos os setores sociais.

Vale esclarecer também que muitas empresas, universidades, entidades e instituições privadas também se atentam à TA e incentivam funcionários e alunos a desenvolverem projetos, metodologias e estratégias voltadas a esse cenário, ajudando com o apoio financeiro, materiais modernos e espaço direcionado para esse trabalho. Não é à toa que há muitas ideias legais, apresentadas por associações como a Cruz Verde, que luta para a igualdade e melhoria da vida de pessoas com paralisia cerebral.

São diversas inspirações que encantam e, felizmente, profissionais de todas as áreas podem se engajar. Em meio a dados e estudos presentes em cursos online com certificado, qualquer pessoa pode se qualificar e ter formação profissional nesse conceito tão abrangente. O Curso Online Tecnologia Assistiva, do Foco Educação Profissional, é perfeito para esse objetivo, já que aborda um guia completo que pode ser assimilado de maneira prática, por meio de um ambiente virtual moderno e metodologia de acordo com seu tempo. Uma proposta muito interessante!

Quais grupos mais se beneficiam com a TA?

Pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e incapacidades em diversos níveis e graus são o público-alvo de todos os recursos da tecnologia assistiva. Por meio de categorias direcionadas, há projetos e aplicações para todos os casos. 

Assim, incluem-se nesse grupo os cegos, surdos, pessoas com deficiência física (como usuários de próteses ou cadeira de rodas), com deficiências múltiplas, com superdotação, com transtornos globais do desenvolvimento (como autistas), entre muitas outras condições que necessitam de adaptações, educação inclusiva, entre outros métodos específicos. 

Quais os recursos/categorias essenciais desse conceito?

A tecnologia assistiva é composta por vários recursos e categorias fundamentais, todas com base em diretrizes da ADA e que se atualizam a cada nova pesquisa e metodologia. Em geral, há uma classificação que é considerada por diversos especialistas, divulgada oficialmente no portal Assistiva – Tecnologia e Educação, um dos maiores do gênero no Brasil. A composição é feita por 11 níveis:

Auxílios para a vida diária

Referem-se aos materiais e produtos básicos para a realização de necessidades rotineiras e que visam a independência, como comer, se vestir, cozinhar, tomar banho, ir ao banheiro, cuidar da casa, entre outras. 

Comunicação Alternativa

A CA aborda os recursos essenciais para a comunicação daqueles que possuem limitações de fala. Por meio de símbolos, é desenvolvida tanto com o apoio de pranchas interativas quanto com aparelhos eletrônicos. Para saber mais sobre tudo que permeia a CA, vale a pena conhecer o Curso Online Comunicação Alternativa, um dos cursos online mais completos sobre essa categoria tão eficiente.

Recursos de acessibilidade ao computador

Considera todos os materiais necessários para acessar computadores e dispositivos similares, como auxílios alternativos de acesso, equipamentos de entrada e saída, acionadores e teclados especiais e softwares criados visando a inclusão digital das pessoas com deficiência. 

Sistemas de controle de ambiente

São sistemas tecnológicos que garantem o uso otimizado e manipulação de certos aparatos por quem tem limitações locomotoras, como controles eletrônicos e de segurança, localizados sempre em seu espaço de vivência (casa, empresa, escola, entre outros).

Projetos arquitetônicos de acessibilidade

Nesse caso, destacam-se as adaptações necessárias para a acessibilidade das pessoas que usam cadeiras de rodas ou têm mobilidade reduzida. Projetos na linha da Tecnologia Assistiva visam romper as barreiras físicas que atrapalham o ambiente e criar métodos fundamentais, como rampas e elevadores. 

Órteses e próteses

Refere-se às trocas e ajustes de partes do corpo, faltantes ou com funcionamento comprometido, desde o uso de membros artificiais (pernas e braços) até a inclusão de gravadores de fitas magnéticas desenvolvidos para pessoas com limitações cognitivas.

Adequação Postural

São os sistemas essenciais para adaptação da postura das pessoas com problemas de mobilidade, para que possam se sentar com conforto, estabilidade e posicionamento correto. Vale tanto para casa quanto para o local de trabalho, estabelecimentos, transportes públicos, entre outros. 

Auxílios de mobilidade

São os equipamentos para a mobilidade das pessoas com deficiência em diversos ambientes, de uma cadeira de rodas motorizada até um veículo ou andador. Nesse caso, a disposição precisa ser comum a todos os espaços públicos, como shoppings e supermercados, por exemplo. 

Auxílios para cegos e pessoas com visão subnormal

Compreende todos os sistemas e materiais - como lupas, lentes, sistemas de voz, telas de impressão, Braille - inerentes aos cegos. É uma parte muito abrangente e completa que você pode entender melhor fazendo o Curso Online Deficiência Visual, um dos melhores cursos à distância que ensina como conviver, trabalhar e aprender com deficientes visuais.

Auxílios para surdos e pessoas com déficit auditivo

Já nessa categoria, incluem-se os acessórios e métodos primordiais à melhoria da vida dos surdos, como aparelhos para surdez, infravermelho, equipamentos adaptados e a tão famosa língua de sinais, que é descrita com clareza e de forma aprofundada no Curso Online Libras - Língua Brasileira de Sinais, um dos cursos à distância mais interessantes do Foco Educação Profissional

Adaptações em veículos

A última parte que complementa a tecnologia assistiva tem como objetivo otimizar o acesso e a implantação de recursos aos motoristas e passageiros com deficiência a todos os veículos, de automóveis a aviões. 

Todos esses meios são interessantes e podem ser aprofundados com um estudo direcionado. Uma dica para isso é fazer tanto o Curso Online Tecnologia Assistiva quanto outros cursos EAD do Foco Educação Profissional, que abordam todo esse universo tão abrangente e te deixam pronto para ser um bom profissional, um voluntário excelente, um estudante engajado e, em todos os casos, um cidadão que faz a diferença na vida das pessoas.

Quem deve aprender sobre tecnologia assistiva?

Definitivamente, como deixamos claro no artigo, a tecnologia assistiva se estende a profissionais das mais variadas áreas, da educação à engenharia. Desde um professor que precisa lidar com uma criança com paralisia cerebral até um arquiteto que deve pensar em projetos de mobilidade para uma empresa, o que não faltam são pontos essenciais a se atentar e trabalhar por melhorias. 

Além disso, a tecnologia assistiva precisa ser pauta de empresas de todos os portes. Como muita gente sabe, é lei a contratação de pessoas com deficiência em muitas corporações, logo, empreendedores, administradores e gestores de recursos humanos devem pensar sempre na inclusão social e melhoria do ambiente para um funcionário nessa condição. De uma adaptação para um cadeirante trabalhar melhor até a realização de uma campanha de conscientização na corporação, todo projeto é válido.

Vale lembrar também que a comunidade em si pode aprender muito com esse conceito, afinal, as pessoas com deficiência estão presentes em todos os espaços, pois realizam tarefas inerentes à sobrevivência humana: eles passeiam, frequentam shoppings, vão à igreja, curtem uma balada, entre uma série de exercícios comuns do dia a dia. Por isso, um indivíduo por dentro das pautas da TA está sempre preparado e pronto para ajudar a fortalecer essa corrente. Você não precisa necessariamente ser um profissional ou estudante da área ou ter uma pessoa com essas condições em sua família para se especializar. Conhecimento é sempre fundamental e nos inspira em muitos contextos. 

Que tal, então, se informar por alternativas práticas como os cursos online com certificado? Além de dar um plus em sua formação profissional e ajudar no quadro de horas complementares em sua faculdade, ainda te deixa pronto para entender as dificuldades desse grupo e lutar por seus direitos. Assim, com cursos a distância de excelência, é possível se tornar mais que um especialista, e sim, um sujeito melhor e comprometido. 

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Quer saber mais? Conheça o curso de Tecnologia Assistiva

É impossível não se sentir inspirado a aprender mais sobre tecnologia assistiva quando se conhece seus objetivos e recursos. Para isso, há muitos materiais perfeitos tanto para certificação quanto para a informação em níveis avançados e específicos, como os cursos online

O Curso Online Tecnologia Assistiva é um dos melhores guias para essa meta, aprovado por mais de 140 mil alunos do Foco Educação Profissional. Dentre cerca de 700 cursos EAD do portal, é um dos mais populares, justamente pela qualidade e métodos de aprendizagem impecáveis que garantem uma ótima qualificação profissional e pessoal.

Melhor que isso, você pode se tornar um assinante investindo um valor único de 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista), que tem duração de um ano. É um diferencial incrível e direcionado para aqueles que buscam aproveitar o máximo dos cursos a distância, estudando quando achar conveniente e escolhendo sua própria carga horária. Que tal se inscrever agora?

Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre tecnologia assistiva e esteja tudo mais claro. Deixe um comentário e nos diga o que achou do artigo. Até mais!