As habilidades em programas renomados de computação são altamente requisitadas pelo mercado de trabalho. Com a informatização global, precisamos buscar aprendizados que acompanhem esse ritmo para alcançar bons empregos, completar a formação acadêmica ou simplesmente se organizar melhor na vida pessoal.

Nesse sentido, um curso de Word online se mostra uma excelente ideia para deixar o currículo competitivo e atraente. Aqui no Foco Educação Profissional você encontra duas opções de cursos sobre o editor de textos mais utilizado no mundo. Para quem está começando a aprender sobre informática, indicamos o Curso Online Word básico, já para quem possui algum conhecimento sobre a plataforma, mas quer se aprimorar, há o curso online com tópicos mais avançados.

Qualquer que seja o seu nível nas ferramentas do Word, não há como negar a necessidade de se certificar e comprovar tudo aquilo que for aprendido. Conheça tudo sobre esses dois cursos online com certificado de nosso portal neste artigo especial, além de dicas primorosas para você se dar bem com o software.

Word: curso online pode dar um up na carreira

Os cursos a distância livres se consolidaram no mercado da educação para ajudar estudantes, profissionais e pessoas interessadas em obter conhecimentos de qualidade. Eles proporcionam saberes que complementam a formação e melhoram as chances de crescer no mercado de trabalho, que está tão acirrado ultimamente.

E quando se trata de cursos online de informática, principalmente sobre as principais funções do Word, nem precisamos dizer que o currículo fica muito mais completo e pronto para ser mais valorizado. Saber editar textos diversos, formatá-los e imprimi-los são essenciais para qualquer profissional, não só das áreas administrativas, mas de muitos outros setores produtivos. Todas as corporações hoje em dia utilizam computadores, de uma forma ou de outra.

Com um curso de Word de excelência como o nosso, você pode aprender conceitos sobre o principal programa do Pacote Office, as ferramentas mais utilizadas, dicas para aumentar a produtividade e muito mais. Esses aprendizados são garantidos de uma forma muito mais agradável para quem vive uma rotina diária cheia de compromissos: os conteúdos são online e podem ser consultados por computadores e tablets com acesso à internet de onde o aluno estiver, e melhor: quando quiser. Para você ver como a praticidade e flexibilidade fazem toda a diferença na hora de se qualificar em um curso online.

Aqui no portal, além desses e outros benefícios, você tem a chance de complementar sua formação com muitos cursos online com certificado relativos a sua área de atuação. Se você quer começar a se capacitar em um curso de Word online, por exemplo, depois disso, pode aproveitar outros materiais interessantes desse mesmo nicho.

Há por aqui o Curso Online Excel - Básico e Avançado‍, que mostra técnicas importantes para elaboração de planilhas para finalidades variadas, e o Curso Online Noções Básicas para Digitação‍, ideal para quem deseja aprimorar sua prática com o teclado, valorizando a produtividade e a qualidade dos trabalhos realizados. São duas alternativas interessantes para colocar no currículo e conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

O que é Word e o que podemos criar nele

Este é um dos tópicos iniciais de nosso curso de Word, importante para compreender como o programa é completo e útil para diversos projetos. Quando foi criado, em 1984, pela Microsoft, as principais funções do Word eram bem básicas - você podia escrever, apagar, colar textos, e até dava para inserir negritos, itálicos e sublinhados, mas eram efeitos que só apareciam no papel depois de impressos. Essa versão inicial era compatível somente com o sistema MS-DOS.

Desde então, vimos lançar dezenas de versões do Word, que foi ficando cada vez mais recheado de novas ferramentas e com um design mais interessante. A última que foi lançada, de 2016, propõe um serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem, excelente opção para quem está antenado com essa tecnologia e quer substituir os CD’s, pen-drives e HD’s externos.

Entre essa e tantas outras funcionalidades que foram inauguradas ao longo destes anos, vale lembrar que o Word permanece como a principal escolha para criar, editar e arquivar textos diversos. As transformações do software só vieram para agregar a esse objetivo, aumentando as possibilidades de personalizar os conteúdos e facilitar o dia a dia. Todas as características, históricas e atuais, são expostas em cursos online com certificado sobre o tema, e podem ser destrinchadas para melhor entendimento da plataforma.

Nesse mote, podemos expor algumas opções de criação que o programa disponibiliza, lembrando que você consegue aprender o passo a passo do começo ao fim em nosso curso online especial. Veja só:

  • Currículo: o Word é a melhor plataforma para elaborar currículos profissionais. Ele dispõe alguns modelos prontos para o usuário escolher, para facilitar o processo, mas não deixa de ser útil caso seja preciso criar um do zero.
  • Carta de apresentação: candidatos bem preparados possuem, além do currículo, uma carta de apresentação sobre sua formação e carreira. Com o Word dá para personalizar um documento bem estiloso e que atraia a atenção dos recrutadores.
  • Panfleto: qualquer tipo de anúncio também pode ser criado através do Word. Essa pode ser uma opção bacana para quem não tem acesso ao Photoshop ou outro programa de edição de imagens, e deseja elaborar panfletos em larga escala.
  • Cartão de agradecimento: empresas, instituições e pessoas interessadas podem utilizar as dicas expostas em cursos online para produzir cartões de agradecimento variados. O Word dispõe de vários modelos pré-prontos, é só preencher e imprimir no papel desejado.
  • Calendário: mesmo com a era digital, os calendários em ainda são requisitados para organizar a rotina profissional, acadêmica e pessoal. No Word há sugestões bacanas para você personalizar do jeito que quiser.
  • Cardápio: outra utilidade do Word que também possui modelos variados disponíveis. Essa é uma dica bacana para empreendedores da área gastronômica que desejam economizar com a impressão de seus cardápios.

É muita versatilidade para um programa só, não é mesmo? Mas não para por aí, não. Os cursos online relacionados ao software exibem um cronograma extenso de aulas sobre muito mais funcionalidades do que estas. Não deixe de aprender de forma aprofundada e se diferenciar no mercado de trabalho.

curso de word online

Formatação baseada em estilos

Uma dica interessante exposta em um bom curso de Word online é a preparação de documentos de forma inteligente usando marcas pré-definidas. Para quem não sabe, além da formatação “normal”, comum a todos os documentos, existem outras maneiras de realizar esse processo, com certas facilidades.

Na barra de ferramentas do Word, há uma profusão de estilos para títulos, subtítulos, cabeçalhos, parágrafos, listas, enumerações, etc. Cada plataforma já tem esses modelos prontos que o usuário pode utilizar se quiser, no entanto, a sugestão para elaborar projetos exclusivos é que ele crie estilos específicos e os grave para aplicar quando for necessário.

Ao clicar em cada estilo, por exemplo, “título”, será possível modificar todos os critérios, como tipo, tamanho e cor da fonte, alinhamento e até mesmo o parágrafo, com especificações de espaçamento e recuo. Quando essas alterações forem salvas, elas estarão disponíveis para utilização sempre que o usuário precisar.

Essa é uma dica e tanto para estudantes de graduação, pós ou demais cursos que solicitam trabalhos com formatações determinadas ou até mesmo sob as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Quem está na fase do TCC, por exemplo, sabe o quanto é complicado formatar os arquivos para ficarem adequados às regras, que são obrigatórias para esse tipo de projeto.

Por conta disso, sugerimos o aperfeiçoamento em cursos a distância relativos, que ensinem amplamente como aplicar estilos à formatação, de modo que facilite a elaboração de textos acadêmicos e evite o retrabalho. Além do Curso Online Word, temos aqui no portal também o curso sobre Como Elaborar um TCC e o Curso Online Metodologia do Trabalho Científico, que podem auxiliar bastante nessa etapa da formação, garantindo os resultados esperados.

Construindo tabelas no Word

Entre as principais funções do Word que precisam ser conhecidas por usuários básicos, intermediários ou avançados está a criação de tabelas. Saber elaborá-las ajuda a valorizar qualquer trabalho, além de ser uma nova forma de organizar dados. Projetos acadêmicos, relatórios profissionais e avaliações escolares são alguns dos documentos que precisam de tabelas para ficarem mais completos.

Elas são facilmente encontradas na aba “Inserir” do Word. É você que vai estabelecer quantas colunas e linhas essa tabela deve ter, além do visual de sua preferência. Ao selecionar todas as células, aparecerá as abas “Design” e “Layout”, responsáveis por oferecer opções de cores, bordas e demais estilos personalizados.

Para preenchê-las com as informações devidas, basta clicar com o mouse dentro de um dos campos e digitar o que desejar; para trocar de célula, o atalho é pela tecla Alt. São dicas que valem para qualquer usuário do Word, pois elas serão necessárias em em qualquer momento - é importante estar preparado para criá-las. Não deixe de conhecer tudo sobre tabelas funcionais em nosso Curso Online Word, ele explica o passo a passo para evitar erros e deixar o trabalho bem mais interessante.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Ferramentas que aumentam a produtividade

Todo mundo quer aumentar a produtividade, não é mesmo? Com tantas tarefas para realizar durante o dia, nada melhor do que encontrar soluções para trabalhos que demorariam bastante tempo para serem finalizados. É esse tipo de auxílio que algumas ferramentas do Word propõem. Além da possibilidade de criar modelos prontos para documentos diversos, existem outros ícones que facilitam a produção de textos no software, selecionamos alguns deles para você conhecer:

  • Localizar texto: o item “localizar” ajuda você a encontrar qualquer símbolo ou palavra dentro de seu texto. É excelente para trabalhos extensos, como monografias, por exemplo, evitando a leitura minuciosa de boa parte do conteúdo para encontrar a palavra em questão. Aliada a essa ferramenta, há a própria para “substituir” termos, o que é ótimo caso você precise fazer mudanças não muito complexas no texto.
  • Comandos automáticos: a Microsoft criou atalhos de teclado para que os usuários possam ativar ou desativar funções mais rapidamente ou ainda acessar a barra de ferramentas sem precisar usar o mouse. Você pode selecionar textos, diminuir ou aumentar fontes, salvar, inserir imagem, enfim, tudo através do seu teclado.
  • Autocorreção: o word possui o corretor ortográfico em vários idiomas para assinalar as palavras que estão escritas incorretamente ou diferente da língua proposta. É uma forma dinâmica para corrigir textos básicos. Antes de aplicar o corretor, todavia, indicamos uma leitura no conteúdo todo para confirmar as considerações feitas pelo programa e encontrar erros de estrutura textual.
  • Autoformatação: você pode usar a aba Formatação Automática para agilizar a aplicação de recursos de texto variados. Ela dá opções para personalizar como devem ser os hifens e traços, frações, hiperlinks, aspas e listas, com numerações ou marcadores.
  • One Drive: este é o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft e está disponível para usuários gratuitos e pagos do Pacote Office. Mesmo sem ser assinante, você consegue salvar e compartilhar 5 gigas de arquivos do Word e outros aplicativos. Essa função acoplada à própria interface do Word ajuda a economizar tempo, pois antes, precisávamos salvar o arquivo no desktop e depois anexar ele em algum e-mail para enviar a alguém. Desta forma fica muito mais fácil.

Que tal abranger seus conhecimentos sobre Word e demais serviços da Microsoft para fazer render o seu dia de trabalho ou de estudos? Descubra os conteúdos exclusivos do Curso Online Pacote Office, opção perfeita para aprender de forma mais geral sobre os programas mais valorizados pelo mercado de trabalho. Ele perpassa pelos conceitos iniciais e técnicas principais de softwares como o Access, PowerPoint, Outlook, além do famoso Word e do Excel, já citado por aqui.

Qualifique-se em um curso de Word e garanta as melhores vagas

Aprender a trabalhar no Word deve estar na lista de tarefas de qualquer estudante, profissional e demais interessados em modernizar suas técnicas de informática. Aqui no Foco Educação Profissional você tem a chance de descobrir conteúdos diferenciados no curso de Word e ainda continuar estudando em outras capacitações exclusivas.

Quer expandir seus horizontes sobre informática e demais práticas requisitadas pelo mercado atual? Faça sua inscrição no portal e garanta o acesso aos mais de 1000 cursos a distância do Pacote Master investindo somente 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). É uma bela proposta para você adquirir saberes em sua área de atuação para ser reconhecido pelas empresas ou até mesmo começar a empreender.

Gostou de nosso artigo? Deixe seu comentário a respeito, estamos ansiosos para saber! Compartilhe com seus amigos e volte mais vezes para conferir outras abordagens. Até uma próxima.