Recursos Humanos e Psicologia

Home / Cursos Online / Psicologia, Recursos Humanos

O maior capital das organizações modernas são as pessoas, chamadas recursos humanos. Não é à toa que o setor que cuida desses colaboradores tenha o mesmo nome. O potencial humano passou a ser visto sob outra perspectiva, a ser mais estimado e valorizado. Por causa disso, a área de RH se destacou bastante nas últimas décadas.

Com a visão de que o fator humano era um recurso organizacional administrável, no sentido de poderem ser adaptáveis, a gestão de recursos humanos ganhava novos contornos e grandes desafios. Somado a isso há todas as transformações no mundo do trabalho, que demandam novos perfis, novas competências e habilidades, além de novas formas de gestão.

Como responsável pelos aspectos comportamentais, psíquicos e emocionais dos colaboradores, o RH formou uma parceria com quem mais entende de fatores relacionados ao comportamento humano: a Psicologia.

Do estudo do comportamento humano no ambiente de trabalho surgiu a Psicologia Organizacional, focada nos relacionamentos interpessoais, resolução de conflitos, desenvolvimento de lideranças etc.

Esse cenário aponta uma demanda: profissionais cada vez mais qualificados, tanto em RH quanto em Psicologia voltada às organizações; e uma oferta: cursos online que preparem esses especialistas para o mercado de trabalho.

Esses motivos levaram o Foco Educação Profissional a criar a seção Recursos Humanos e Psicologia, na qual todos os interessados – profissionais da área, estudantes ou simpatizantes do tema – podem encontrar diversas opções em qualificação nesse campo de atuação.

Aqui vamos lhe mostrar tudo o que você tem disponível para auxiliar na sua formação profissional. Além do curso de RH, há opções diversas que complementam os estudos nessa área. Você também descobrirá por que deve escolher os cursos online com certificado do portal, suas vantagens e benefícios.

O que você vai estudar

O primeiro desafio da gestão de recursos humanos é lidar com pessoas. Manter características, temperamentos e personalidades diferentes atuando juntos requer um grande comprometimento com a função e, é claro, com o ser humano.

Aliás, falamos em dois profissionais: o de recursos humanos, que precisa entender como lidar com situações nas quais usará elementos da psicologia organizacional; e o de Psicologia, que precisa entender a dinâmica das organizações, pois a sua atuação será junto a gestores, inclusive em processos de recrutamento e seleção e desligamento de funcionários.

Dessa forma, é amplo o campo de estudos, mas nossos cursos online com certificado do segmento de Recursos Humanos e Psicologia superarão qualquer expectativa.

Entre as inúmeras alternativas à sua escolha, há temas como estes elencados aqui:

Gestão de Pessoas: gerir capital humano envolve conceitos relacionados à liderança, mudanças organizacionais, desenvolvimento de competências e outros. Uma boa gestão de pessoas promove bons resultados para as organizações, assim como melhor produtividade e objetivos alcançados. Esse é um dos pilares fundamentais em recursos humanos e tema trabalhado também em um curso de RH.

Administração de Conflitos: além de terem personalidades e comportamentos diferentes, pessoas têm suas convicções e ideias próprias, e em determinado momento, podem se chocar com as de quem pensa diferente. No ambiente corporativo, isso pode chegar a grandes proporções e resultar em problemas para os envolvidos e a empresa. Por isso, gestores e líderes têm que saber como administrar conflitos, técnicas de mediação e negociação e como tirar melhor proveito dessas situações.

Gestão da Informação e do Conhecimento: a nossa realidade é pautada por uma infinidade de informações que chegam a todo momento. Em ambientes corporativos é preciso que sejam filtradas e que chegue aos interessados somente o que realmente importa para o desenvolvimento de suas atividades habituais. O conhecimento, por sua vez, deve ajudar a gerar ideias, soluções de problemas e tomadas de decisão.

Relações Interpessoais: o que se espera em um ambiente de trabalho é que os colaboradores desenvolvam relações saudáveis, de respeito, transparência e compreensão. Quando não há esse entendimento ou comprometimento, surgem problemas como os conflitos.

Gestão de Recursos Humanos: este curso envolve vários fatores relacionados ao gerenciamento do capital humano de uma organização, como treinamento e desenvolvimento de pessoal, avaliação de desempenho, seleção e retenção de talentos etc.

Recrutamento e Seleção de Pessoal: pelo recrutamento e seleção de talentos é que o RH oxigena as organizações com pessoas que têm o perfil de quem vá contribuir para levá-las aos objetivos planejados.

Há muitas outras opções para quem quer se qualificar na área de Recursos Humanos. Mas com essa prévia você já deve ter percebido que não estamos para brincadeiras, que queremos que você tenha a melhor experiência em aprendizado a distância.

Áreas de atuação

A gestão de recursos humanos absorve profissionais de áreas diversas, como de Direito, Administração, técnicos em RH, Psicologia e outras. Não é uma graduação específica para atuar em RH, no entanto, determinados tipos de práticas feitas com os colaboradores, como a aplicação de testes psicológicos, só podem ser feitas por um psicólogo.

É bastante normal as empresas terem o gestor de RH e um profissional de Psicologia atuando juntos, dessa forma as duas áreas se complementam no trabalho com o capital humano das organizações.

A área de atuação de Recursos Humanos e Psicologia é bastante ampla e engloba aspectos como:

  • Treinamento e desenvolvimento

  • Cargos, salários e benefícios

  • Departamento pessoal

  • Avaliação de desempenho

  • Saúde e segurança

  • Relações sindicais

  • Plano de carreira

  • Clima organizacional

  • Recrutamento e seleção

O profissional de Psicologia pode atuar em recursos humanos sob as seguintes direções: Psicologia Jurídica, Hospitalar, Esportiva, Organizacional e do Trabalho, somando esforços com profissionais de áreas administrativas.

Avaliação e certificação

Tanto o curso de RH quanto os demais cursos online do portal podem ser certificados. É opcional ao cursista certificar-se ou não.

No entanto, há que pensar no peso que uma certificação representa no currículo. O mercado de trabalho atual dá destaque a quem se qualifica continuamente e diversifica suas competências. Portanto, se você escolher ter nossos certificados em seu portfólio, saiba que o caminho para obtê-los é simples.

Você pode fazer a avaliação final a qualquer altura do curso, desde que se sinta preparado. Após escolher a carga horária, que varia entre 5 e 360 horas, você deve responder a um questionário de Verdadeiro ou Falso. Acertando 70% das perguntas, está apto a continuar com o processo de certificação, conforme descrito nas condições de contratação do curso.

Os certificados do Foco Educação Profissional são reconhecidos e válidos em todo o Brasil.

Diferenciais

Seja em Recursos Humanos seja em outro segmento, as melhores alternativas em cursos a distância você encontra aqui no portal.

Temos o Pacote Master, com mais de 1.300 opções, em diversas áreas do conhecimento, às quais você pode ter acesso após fazer a sua inscrição no site e investir uma pequena taxa de R$ 69,90.

A vigência da matrícula é de um ano e nesse período você pode fazer quantos cursos quiser, e conta com a praticidade do ensino EAD: estuda de onde estiver e quando quiser.

Nossos cursos online são cuidadosamente elaborados por um departamento pedagógico exclusivo, que trabalha para disponibilizar conteúdos relevantes, atuais e de fontes confiáveis.

Aproveite tudo que temos a lhe oferecer, faça a sua inscrição no portal e qualifique-se com os melhores cursos online com certificado do país. Bons estudos!