Home / Blog / Saúde / Saiba tudo sobre a carreira de auxiliar de radiologia
Saiba tudo sobre a carreira de auxiliar de radiologia
auxiliar de radiologia
Quer se tornar um auxiliar de radiologia completo? Nosso artigo aborda os tópicos mais pertinentes a essa área, incluindo o código de ética e dicas de estudos
Equipe Foco Educação Profissional
27/12/2017

Hoje vamos abordar a carreira do auxiliar de radiologia. Este é um dos cargos mais requisitados do mercado atual, não só pelo ramo da saúde, mas por diversos nichos da indústria. Responsável pelo controle de qualidade e segurança de produtos, e pela organização de ambientes que oferecem serviços com radiação - como laboratórios de medicina diagnóstica ou metalúrgicas, por exemplo - tal profissional deve estar preparado para encarar a concorrência, passar em entrevistas de emprego ou concursos públicos.

Estudantes, profissionais e interessados pela área podem contar com a praticidade dos cursos online para conhecer tudo sobre radiologia e elevar o nível de seu currículo. O Foco Educação Profissional possui, especificamente, o Curso Online Auxiliar de Radiologia, que oferece materiais completos acerca de uma das funções mais valorizadas nos dias de hoje.

Nosso curso online exibe um panorama geral sobre o que é radiologia, tanto para quem está começando quanto para aqueles que já são da área, mas precisam reforçar seus conhecimentos. Com vasto conteúdo, essa opção de estudo pode ser o que você procurava para complementar sua formação, com a vantagem de poder ser acessada no local, na hora e no dia que você desejar.

Bom, não perca mais tempo. Confira o artigo que elaboramos para explanar sobre o setor de radiologia médica e industrial, bem como suas características e atribuições principais, além de inúmeras ideias de cursos online com certificado incríveis para você se capacitar. Vamos lá?

Auxiliar de Radiologia: atribuições e cursos de qualificação

Com pouco mais de 100 anos, a área de radiologia não para de evoluir. Isso se deve ao fato, claro, do avanço tecnológico, da globalização e da transformação concomitante da sociedade em geral. A cada ano surgem novas doenças e as antigas sofrem mutações, tornando-se ainda mais resistentes. Desta forma, clínicas, hospitais, laboratórios, entre outros estabelecimentos voltados para a saúde humana e/ou animal têm procurado profissionais qualificados para agilizar nos diagnósticos de tais enfermidades.

O médico, o técnico e o auxiliar de radiologia são os especialistas que recebem parte dessa responsabilidade, pois são os que possuem know-how para operar equipamentos radiológicos, os principais na hora de descobrir problemas de saúde diversos e até mesmo tratar algumas doenças, como o câncer, que podem passar por processos de radioterapia. Todas essas aplicações no dia a dia de setores de radiologia médica são aprendidas ao realizar um curso de radiologia a distância com metodologias conceituadas.

Buscar saber tudo sobre radiologia e manter o currículo em dia abre portas para a atuação em instituições de saúde, incluindo clínicas odontológicas, tanto privadas quanto públicas. Além disso, a medicina veterinária também precisa de auxiliares do segmento.

A constante atualização em congressos, treinamentos ou cursos online com certificado é primordial para obter reconhecimento tanto pelas empresas quanto pelos pacientes, que devem ser o foco principal de qualquer auxiliar que trabalhe com atendimento ao público, sobretudo na área da saúde. Além do curso de auxiliar de radiologia, aqui no portal há outras alternativas interessantes para quem quer seguir essa ramificação, como o Curso Online Ética na Saúde‍, ideal para profissionais engajados em oferecer o melhor serviço, seguindo a ética e as normas legais da ocupação.

Outro ramo que pode ser explorado por auxiliares, sejam estagiários ou já efetivos, é o industrial. Essa modalidade de atuação está relacionada ao controle de qualidade e de segurança de inúmeros setores, como o alimentício; farmacológico; químico; metalúrgico; construção civil; aeronáutico; entre muitos outros. O profissional de radiologia, neste caso, poderá trabalhar ativamente na descoberta de medicamentos com defeito de produção, peças de aviões ou automóveis que estejam danificadas, tubulações presentes em edificações através dos concretos, enfim, são muitas as funções pertinentes e que também são bastante visadas no mercado atual.

Um curso online muito interessante que pode fornecer uma base indispensável para quem trabalha tanto com radiologia médica quanto industrial é o sobre Descartes de Resíduos em Laboratórios aqui do portal. Todo profissional da área deve estar inteirado com as orientações da Anvisa sobre o gerenciamento do lixo radiológico e esse curso disponibiliza as lições primordiais relacionadas a tais regras, vale a pena conhecer.

Código de Ética do setor de Radiologia

A ética deve estar presente no exercício de todas as profissões e com os auxiliares de radiologia não seria diferente. Esse segmento é regido pelo Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas, válido para todos os especialistas inscritos no Conter (Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia) e as empresas relacionadas ao setor.

Esse documento expõe os direitos e deveres dos profissionais e precisa ser muito bem estudado, até porque, seu conteúdo é muito pedido em provas de progressão de carreira e em certames públicos da área - para isso, existem os cursos a distância, que ensinam detalhadamente e com dinamismo.

Conheça alguns dos direitos expostos:

  1. Respeitar todas as pessoas, sem fazer distinção de raça, credo, sexo, entre outros.
  2. Exercer sua atividade profissional com zelo, probidade e decoro, seguindo os princípios morais, éticos, cívicos e legais.
  3. Atualizar e aprimorar seus conhecimentos técnicos e suas habilidades relativas à profissão.

Deveres quanto à relação com os pacientes:

  1. Manter a atenção focada no cliente/paciente, oferecendo toda sua capacidade técnica para um atendimento de qualidade.
  2. Respeitar a integridade moral e física do paciente, sendo proibida a obtenção de vantagens de qualquer natureza se aproveitando de sua posição.
  3. No cargo de auxiliar, obedecer à regra de não informar o paciente sobre diagnósticos, tanto verbalmente quanto escritos, algo que somente o médico está autorizado a fazer.

Deveres quanto às responsabilidades profissionais:

  1. Assumir tanto civil quanto penalmente suas responsabilidades no âmbito profissional em relação aos clientes, colegas ou empresas, que tenham sido negligentes, omissas ou imprudentes.
  2. Reconhecer suas limitações em relação ao trabalho solicitado por seus superiores.
  3. Observar de forma rigorosa as normas legais de proteção contra radiação, resguardando sempre a saúde e segurança de todos os envolvidos.
  4. Exigir da empresa na qual trabalha todos os artefatos que proteger sua integridade na realização de serviços ligados à radiação ionizante.

Bom, são muitos e muitos artigos que precisam ser lidos minuciosamente para exercer as funções da melhor maneira possível. Sendo assim, dá para entender que não basta saber o que é radiologia e seus principais fundamentos, não é mesmo? É preciso estender esses conhecimentos para as legislações vigentes, buscando sempre a excelência dos serviços prestados.

auxiliar de radiologia

Princípios de Anatomia

Um tópico muito importante retratado em um bom curso de radiologia a distância é sobre os princípios da anatomia voltados para a obtenção de diagnósticos. Os operadores de equipamentos radiológicos devem estar por dentro desses conceitos, pois serão os primeiros a analisar a situação de corpos humanos ou até mesmo dos organismos de animais. Ao realizar um raio-x de tórax, por exemplo, o auxiliar de radiologia deve saber como posicionar corretamente a máquina, se há alguma diferença plausível no exame, se a imagem precisa ser refeita, entre outras ações.

O principal objetivo ao estudar a anatomia radiológica, como é conhecida essa disciplina, é conseguir analisar todas as estruturas do corpo radiografado e identificar possíveis lesões, rupturas, patologias e doenças. No curso de auxiliar de radiologia, você pode aprender como trabalhar com cada equipamento de forma a compreender todas as partes do organismo analisado. 

Os principais exames aprendidos em cursos online de qualidade são: radiografia simples, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ressonância magnética e densitometria óssea. A partir do estudo deles, é possível se tornar um expert tanto na em radiografias quanto em anatomia. É uma forma interessante e prática de perpassar por muitas outras áreas, como por exemplo, a Biomedicina, também retratada em um ótimo curso online aqui do portal.

Conheça cada parte do corpo que os exames radiográficos diversos contemplam:

  • Radiografia simples: o típico raio-x tem a capacidade de atravessar os músculos e ser absorvido pelos ossos. Sendo assim, ele é largamente utilizado tanto pela ortopedia quanto pela odontologia.
  • Tomografia computadorizada: fornece imagens mais precisas que a radiografia simples, mas parte dos mesmos princípios. Ele analisa o corpo como se estivesse em "fatias", o que facilita o entendimento dos especialistas sobre a situação do paciente. Ele capta, além dos ossos, os tecidos, os órgãos e demais estruturas do organismo, sendo eficaz para o diagnóstico de nódulos e tumores.
  • Ultrassonografia: exame complementar por imagem que mostra órgãos e seus contornos, além de outras estruturas internas, através de ondas sonoras que são refletidas pelo próprio organismo. É usado para descobrir e acompanhar a evolução de doenças congênitas, tumores e também o crescimento de fetos.
  • Ressonância magnética: semelhante à tomografia, só que com muito mais precisão quanto à imagem dos tecidos humanos. Através dos pulsos de ondas de rádio, são captados variados sinais provenientes dos tecidos.
  • Densitometria óssea: exame específico para identificar a perda de cálcio pelos ossos humanos. Utiliza pouca radiação, mas é feito de forma semelhante a qualquer raio-x. É mais utilizado por mulheres, público que sofre mais com doenças ósseas, como a osteoporose e osteopenia.

Este é um conteúdo imprescindível para qualquer auxiliar de radiologia, tanto para aquele que está começando na carreira quanto para os que já atuam nesse setor. Quem visa atuar na área de radiologia médica, em instituições privadas ou públicas, devem saber tudo sobre a anatomia e como os exames radiológicos podem trabalhar em prol da saúde humana.

Por aqui você encontra um curso online voltado para a Fisiologia humana, perfeito para agregar aprendizados sobre o corpo humano e suas funções mecânicas e físicas. Que tal experimentar?

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Bioquímica na Radiologia

A bioquímica é outra matéria estudada em qualquer curso de auxiliar de radiologia bem estruturado. É importante conhecer bem as estruturas e a organização das células humanas, além dos processos químicos que acontecem no organismo e que ajudam a manter a vida. Profissionais que têm conhecimento sobre temas essenciais como esse tendem a chamar a atenção das empresas, além de conseguir atuar com mais qualidade no dia a dia.

Como o auxiliar de radiologia atua sempre em conjunto com outros especialistas, conhecendo mais a fundo os fundamentos e as técnicas de bioquímica e biotecnologia terá muito mais recursos para ajudar e encontrar soluções inovadoras. O setor de análises clínicas (laboratórios de medicina diagnóstica, por exemplo), de alimentos e de farmácia são os que mais precisam de profissionais que entendam sobre essa temática.

Com uma boa bagagem acerca do assunto, inclusive com cursos online com certificado registrados no currículo, será possível atuar no controle de qualidade de alimentos fermentados, por exemplo, no desenvolvimento de produtos bioquímicos, de vacinas, análises toxicológicas, acompanhamento do resultado de exames laboratoriais, entre outros. É uma área vasta para radiologistas e auxiliares seja na radiologia médica ou industrial.

Aqui no Foco Educação Profissional temos inúmeros cursos a distância que podem complementar a formação nesta área. O curso online sobre Biossegurança - Fundamentos Essenciais, por exemplo, possui um material imperdível para quem visa a carreira em radiologia. Ele explana sobre a prevenção de risco no ambiente laboratorial e hospitalar, priorizando a qualidade total no ambiente que oferece serviços com radiação.

Aposte no ensino a distância para complementar sua formação em Radiologia

Conseguiu compreender o que é radiologia, suas principais fundamentações e segmentos correlacionados? Você pode ver por aqui que este é um campo muito amplo, o qual perpassa pela medicina diagnóstica, biologia e gestão de qualidade. Há muito o que se aprender a respeito dessa área, e só em cursos online de nosso portal você consegue, de uma forma bem dinâmica, descobrir tudo sobre radiologia.

O curso de auxiliar de radiologia com certeza vai dar um plus em seu currículo, impulsionando a sua carreira para um patamar bem mais elevado. Quer conhecer de perto todo o potencial que os cursos a distância possuem? Faça sua inscrição no Foco Educação Profissional e garanta o acesso durante um ano a mais de 1000 cursos do Pacote Master.

O investimento único para realizar o curso de radiologia a distância e tantos outros cursos que você desejar é de apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista). Está esperando o que? Além disso, há a opção de se certificar, algo que é bastante valorizado pelo mercado atual. Caso queira, há cargas horárias que variam de 5 a 420 horas para você escolher de acordo com sua necessidade. É uma chance de fazer a diferença, investindo um valor acessível e captando o máximo de conhecimentos possível. 

Esperamos que tenha gostado da abordagem do artigo e que retorne outras vezes para acompanhar nossos debates. Caso tenha dúvidas, deixe um comentário abaixo. Até mais!

Equipe Foco Educação Profissional
Equipe Foco Educação Profissional

.