Liderança: guia completo + dicas e cursos online para ser um bom líder - Blog do Foco Educação Profissional

 BLOG

Blog Foco Educação Profissional

Cursos online, dicas, mercado e muito mais

como liderar uma equipe
 Equipe Foco Educação Profissional  04/08/2017
Liderança: guia completo + dicas e cursos online para ser um bom líder

Como ser um bom líder? Qual a fórmula do sucesso para desenvolver uma equipe, fazer um ótimo trabalho e se tornar uma referência para todos? Esse papel é bastante desafiador, mas garante muito aprendizado. Por isso, é sempre bom contar com guias teóricos e práticos, como realizar um ótimo curso de liderança para compreender e desmitificar vários aspectos da função.

No Curso Online Liderança, destaque do Foco Educação Profissional, os alunos têm à mão um conteúdo essencial para se capacitar, atualizar e aperfeiçoar a respeito da gestão do trabalho e de pessoas. Em cursos online como esse, os interessados aprendem a como liderar uma equipe e realizar ações que trazem ganhos para todos - ajudando, inclusive, a formar novos líderes.

Ser líder vai muito além de delegar ordens, coordenar serviços e promover pessoas. O verdadeiro espírito de liderança também não considera apenas os ganhos financeiros da função. Mudar essas visões é o primeiro passo para ser um bom profissional, e essa é a abordagem que faremos neste artigo.

Fique por dentro desse conceito, como um curso de liderança online te ajuda a se aprimorar e dicas de cursos a distância que valorizam o currículo e os conhecimentos de um bom líder.

O que é ser um Líder

"Ser chefe é fácil, o difícil é ser líder". Essa afirmação é de Marcos Hashimoto, doutor em Administração pela FGV. Para ele, liderar envolve escolher o caminho correto e tomar a melhor decisão para a empresa, indo além de seus particulares. Em uma situação de promoção, por exemplo, pode parecer simples para alguns gestores dar tal cargo para um amigo próximo, aquele que está sempre ao seu lado e realiza todas as tarefas. Mas, por outro lado, há indivíduos que se destacam por ter um currículo melhor, ambição para superar novos desafios e qualidades que garantem um desempenho excelente na nova função. Nesse caso, o que deve ser considerado é o que compensa mais para a empresa, e não para sua relação pessoal.

É claro que não é fácil lidar com a insatisfação e as críticas acerca de uma decisão, porém, o que diferencia um chefe de um líder é a capacidade racional de suas estratégias. Mais do que nunca, o mercado pede pessoas preparadas para serem uma referência, que saibam realmente fazer uma gestão justa e visionária. Um líder só se faz com uma ampla preparação. Mesmo que uma pessoa seja escalada "de surpresa" para comandar uma equipe, ela só fará um bom gerenciamento e coordenação se buscar melhorias contínuas para si mesmo e, depois, passá-las para os subordinados.

Administrar pessoas com personalidades diferentes e desenvolvê-las para um objetivo comum é um dos principais papéis de um bom gestor. Além disso, deve-se sempre prezar por uma boa comunicação com todos, colocar em práticas metas e desafios reais que potencializem a produção dos funcionários, saber reconhecer talentos, ouvir a equipe e dar feedbacks frequentes, bem como se qualificar constantemente para estimular, criar boas soluções e saber agir em situações tensas.

Perceba que, uma pessoa que já se destaca naturalmente com um bom marketing pessoal, com a facilidade de lidar com a pluralidade, que sabe falar e ouvir na hora certa, com certeza tem grande potencial para estar à frente de um grupo. A liderança pode acontecer naturalmente, mas também pode ser aperfeiçoada com bons guias e materiais.

A primeira dica para entender o que é ser líder é realizar um curso de liderança online. Assim, o interessado saberá como liderar uma equipe e qual o perfil ou tarefas dos responsáveis por conduzir um grupo, sobretudo no ambiente corporativo e em meio às diferenças. Muitos cursos online com certificado são ótimos para compreender todos esses aspectos e para orientar o aluno sobre o tema.

Depois disso, é fundamental fazer uma reflexão. Muita gente acredita que recusar uma proposta de chefia é ruim. Porém, há quem seja um bom líder e quem seja um bom seguidor. Para o especialista Max Gehringer, não há problema nenhum nisso, afinal, "nem todo mundo que é bom é líder, e nem todo mundo que é líder, é bom".

No mais, vale conhecer bastante esse conceito e, a partir daí, tomar uma boa decisão. Tem gente que possui naturalmente um espírito de liderança, outros, acabam desenvolvendo com o tempo, a prática e o conhecimento. De fato, o essencial é consultar bons cursos online do gênero, aprender bastante e se melhorar como pessoa e profissional.

Cursos relacionados que podem te interessar:

No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso a mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Princípios de Liderança e Marketing Pessoal

A partir do momento em que você já tem a noção de gestão, é importante analisar seu marketing pessoal e verificar se você possui alguns princípios de liderança primordiais. No primeiro caso, atentar-se tanto as suas competências quanto no comportamento são pontos extremamente positivos – não é à toa que bons gestores são aqueles que fazem um ótimo marketing pessoal.

Nesse aspecto, nossa dica preliminar é que você se inteire no assunto lendo nosso artigo Marketing pessoal: capriche no seu com dicas prime e cursos online‍ e depois realize também o Curso Online Marketing Pessoal,  um dos melhores cursos a distância tanto para possíveis chefes quanto indivíduos que precisam dar um plus em suas competências para se destacar.

Quanto aos princípios, o especialista Mario Sergio Cortella revela os pilares principais para trabalhar e desenvolver, afinal, eles são primordiais para que você entenda realmente como ser um bom líder:

  • Ter a mente aberta e se abrir para o aprendizado;
  • Buscar a inovação e a constante atualização – um líder nunca tem certeza de nada, ele sempre busca novos conceitos, fontes e métodos para tornar as ações mais efetivas;
  • Elevar e estimular a equipe de modo em que todos trabalhem em prol de um mesmo objetivo;
  • Comemorar as grandes e pequenas conquistas, tornando o ambiente prazeroso, alegre e cativante, com espírito otimista e justo;
  • Enxergar as oportunidades, empreendendo para o futuro e agindo sempre para solucionar e aprender com os problemas e desafios.

"Um chefe você obedece, um líder você segue, procura e admira", eis o mais fundamental princípio da liderança que garante o respeito a sua função, inspira as pessoas e mostra que o gestor está no caminho certo em como liderar uma equipe.

Funções desempenhadas pelos líderes

Embora haja muitas informações referentes ao espírito de liderança propriamente dito, bem como as qualidades essenciais ao bom gestor, é interessante salientar de modo objetivo quais são as principais funções desempenhadas pelos líderes. Muitas pessoas podem imaginar que é um trabalho muito utópico, sobretudo quando o foco é apenas teórico. No dia a dia pode soar diferente, já que é na prática que os obstáculos e problemas aparecem realmente. Então, vale a pena destacar que um bom líder é responsável por:

  • Planejar as ações: ter ampla visão da realidade, saber estabelecer metas e promover meios para atingi-las é papel de um condutor, que deve ser a base para seus colaboradores. Improvisar nem sempre pode ser uma boa saída. Um líder perdido, sem noção de um programa e cronograma ideais para seguir não saberá agir frente a situações alarmantes.
     
  • Delegar tarefas, buscar soluções e desenvolver a equipe: Por mais que se tenha um cargo de destaque, a condução eficiente de um líder é feita sempre com ótimos auxiliares. Ninguém pode fazer tudo sozinho, por isso é importante saber delegar tarefas e implantar métodos que desenvolvam a equipe em busca de soluções. Do contrário, também não vale só mandar, é preciso participar e estar a par de todos os processos.
     
  • Avaliar, cobrar resultados e dar feedbacks: A avaliação é imprescindível após a realização das atividades e projetos, assim como a cobrança por bons resultados. O líder também deve se reunir com a equipe tanto para mostrar pontos positivos, dar críticas construtivas e retornos do que está bom e daquilo que pode melhorar.
     
  • Comunicar de modo eficiente com os colaboradores: Comunicação é tudo em uma empresa. Mais do que saber falar e se expressar corretamente, ouvir as opiniões e pontos de vista torna-se fundamental. Só assim se conhece as pessoas e ficamos a par das necessidades de cada uma delas.
     
  • Criar um ambiente motivacional e saber reconhecer/recompensar os valores: Motivação é uma palavra chave no ambiente corporativo. Agir de modo racional, justo e competente inspira as pessoas, bem como reconhecer e recompensar os valores e resultados, seja do grupo ou de um indivíduo.

Essas são as funções gerais que fazem parte da realidade de qualquer líder, independente se sua visão é mais autocrática, democrática ou visionária. Em um curso de liderança, há uma abordagem mais ampla e detalhada dessas atividades, além de dicas que complementam o conceito de gestão. Nessa linha, indicamos tanto o Curso Online Liderança, referência do Foco Educação Profissional, quanto demais cursos EAD da área administrativa e de recursos humanos para uma melhor qualificação e performance nesses conceitos.

curso de liderança

Ambiente de trabalho e a equipe

O ambiente de trabalho e as ações da equipe fazem toda a diferença no trabalho de um líder. Aliás, o gestor é um dos grandes encarregados em tornar o lugar equilibrado, leve, consistente e empolgante tanto para si quanto para a equipe.

Todo mundo quer trabalhar em um ambiente maduro e respeitável, no qual o gestor saiba como distribuir as tarefas, dar boas orientações e conduzir todas as atividades e pessoas. Desde que o gerenciamento seja bem feito e com abertura para todos os princípios que explanamos, com certeza ocorrerão melhorias perceptíveis e constantes.

Motivação e treinamento

Motivar e treinar a equipe para que todos estejam realmente satisfeitos e ligados no mesmo objetivo são questões complicadas para muitos condutores. Se o ambiente conta muito, o estímulo frente aos desafios e a geração de resultados também precisa ser praticado e reiterado.

Nesse contexto, agir como um verdadeiro conselheiro pode ajudar muito no papel de liderança. Segundo a especialista Sonia Jordão, esse perfil de gestor "ajuda o colaborador a identificar metas próprias relacionadas à carreira, além de estimular e facilitar o acesso aos recursos que propiciam o desenvolvimento da mesma". Se você já sabe como ser um bom líder, é importante pensar também nas necessidades de cada pessoa e como elas podem produzir de forma mais efetiva. Às vezes, deslocar um colaborador pode influenciar bastante no trabalho e promover uma mudança interessante.

O papel visionário, observador e participativo do líder auxilia tanto seus funcionários a se motivar quanto fortalece sua gestão de pessoas. Além disso, treinamentos constantes também valem ouro, e para isso, você pode destacar a importância da qualificação à equipe, sobretudo para aqueles que têm potencial para tornarem-se líderes futuramente.

Estudar e ir além de suas competências sempre rendem bons frutos. Perceba que realizar um curso de liderança online e ter bons guias à mão elevam o patamar tanto da formação profissional quanto aumentam as chances de progredir na carreira, sendo reconhecido e subindo vários degraus para o sucesso que tanto almeja.

Reflexões sobre liderança e estratégia

Já dissemos que o planejamento é essencial nas funções de um líder. Uma boa organização dos pontos pertinentes do trabalho garantem ótimos resultados, ainda mais quando aliados a boas e visionárias estratégias. Já ouviu falar do planejamento estratégico? Termo comum em muitos cursos EAD, trata-se de uma tendência fundamental que várias empresas colocam em prática visando otimizar seus serviços e decisões.

Mais do que nunca não dá para agir de modo irresponsável sem imaginar as possibilidades e consequências que podem acabar com um projeto. Hoje em dia é preciso valorizar o tempo, o investimento financeiro, a inteligência e produtividade dos colaboradores e tudo que faz parte de uma ação necessária para atingir uma meta.

Parece complicado? De certa forma, são aspectos que soam complexos, ainda mais para quem está caindo de paraquedas na função. Porém, com a qualificação e otimização contínua de suas competências, é possível dominá-los e ter a real noção de planejamento, estratégias, gestão e demais pontos. Você pode investir em um curso de liderança ou alguns cursos online com certificado relativos, como o Curso Online Planejamento Estratégico‍ ou o Curso Online Inteligência Estratégica‍, por exemplo.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica
No Foco Educação Profissional você se matricula por 1 ano, investindo apenas R$69,90, sem mensalidades. Você terá acesso todos mais de 750 cursos e contará com a opção de obtenção de certificados de diversas cargas horarias, que vão de 5 até 360 horas. Inscreva-se agora mesmo.

Líder forma líder, chefe forma subordinado

No início de nosso artigo, deixamos claro a diferença básica de chefe para líder. De fato, a limitação faz muitas pessoas acreditaram que delegar ordens, atender os funcionários e passar orientações para uma equipe é simples demais e qualquer um pode fazer. Porém, quem pensa pequeno está propenso à acomodação, à impaciência, ao desinteresse e ao despreparo. Com o tempo, a liderança é ameaçada e o ambiente de trabalho torna-se péssimo.

Dentre os especialistas que citamos, todos têm em comum a visão abrangente de como ser um bom líder. Só assim é possível ser um destaque e contribuir para que os membros da equipe se inspirem e também se tornem gestores, indo muito além de subordinados desmotivados que estão cada vez mais insatisfeitos e sem foco nas atividades. Nisso, é bom considerar o verdadeiro papel do líder, quais os pontos a melhorar e como se qualificar frequentemente.

Curso de liderança: onde fazer

Um bom curso de liderança pode fazer toda a diferença. Tanto o curso online Liderança quanto outros cursos online com certificado te ajudam a se capacitar com qualidade. No Foco Educação Profissional já ultrapassamos a marca dos 1000 cursos EAD. Os cursos do Pacote Master ficam a sua disposição por um ano inteiro. Para isso, basta se inscrever e investir um valor único de R$69,90. Com essa vantagem, dá para renovar o conhecimento, incrementar sua formação profissional e até se certificar, em carga horária de 5 a 360 horas. Que tal começar a apostar nos cursos online agora? Não perca essa chance! Se tiver dúvidas, deixe um comentário. Boa sorte e até a próxima.

Data Modificação  28/07/2017
Colunista

Equipe Foco Educação Profissional

 

.

 Aguarde...

© Foco Educação Profissional - Todos direitos reservados

  • Belo Horizonte - MG +55 (31) 2595-0784
  • Rio de Janeiro - RJ +55 (21) 3828-0256
  • São Paulo - SP +55 (11) 4858-9920
  • Salvador - BA +55 (71) 2886-0540
Use seu smartphone para ler este codigo.

C
o
m
p
a
r
t
i
l
h
a
r