Escolher as melhores alternativas disponíveis no mercado vale para diversos objetivos. Quando se trata de educação a distância, muita gente pesquisa por boas instituições e metodologias diferenciadas que agradem e valorizem sua formação pessoal e profissional. Quem mora na região sudeste do Brasil, por exemplo, costuma ter São Paulo como a maior referência, não é à toa que busca sempre por cursos online SP no Google, Bing e demais ferramentas. 

Mas, você sabia que o estado mais desenvolvido economicamente do país não necessariamente é o parâmetro principal para seus estudos, ainda mais quando se trata de cursos online? Pois é, embora possua maior variedade, não é apenas São Paulo que tem alternativas interessantes e que fazem toda a diferença em seus estudos e qualificação. Há muito o que desbravar e levar em consideração quando se trata de qualidade e vantagens do ensino a distância.

Por isso, este artigo visa informar quanto ao estudo com cursos online e mostrar se, assim como demais fatores, a localização da instituição é um dos aspectos a se atentar para se matricular. Leia nosso conteúdo com atenção, saiba como fazer boas escolhas e comece já a fazer cursos EAD de excelência.

Estudar com cursos online: guia completo

Cursos online: flexibilidade, versatilidade e tendência atual 

Se você chegou a este artigo, com certeza está pesquisando e querendo saber mais sobre o poder dos cursos online e do ensino a distância. Pois é, a educação online está cada vez mais popular e em evidência. Considerada uma forte tendência tanto nos dias atuais quanto para o futuro, conta com milhões de alunos aqui no Brasil. 

Quem prova isso é o último censo realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED. Segundo as métricas da pesquisa de 2015, há mais de 5 milhões de pessoas estudando por meio de cursos EAD. Desses, mais de 3 milhões investem nos cursos livres, categoria que se enquadra os cursos online com certificado do nosso portal. 

Pois é, quando se trata de educação a distância, os cursos online e presenciais considerados livres não precisam de reconhecimento do Ministério da Educação, ao contrário das opções de graduação e extensão. Como são propostas não formais, as instituições que oferecem tem o aval da legislação brasileira para criar, monitorar e ministrar essas alternativas para, entre outros objetivos, incentivar a sociedade a se aperfeiçoar, capacitar e especializar em determinada área.

Devido a essa liberdade, não é à toa que os cursos livres estão em plena ascensão, sobretudo os cursos a distância. Ao contrário da versão presencial, em que você precisa frequentar uma sala de aula, eles podem ser feitos em qualquer ambiente em que você achar necessário e tranquilo para seu aprendizado. Cursos EAD, como os do Foco Educação Profissional, por exemplo, contam com um ambiente virtual de aprendizagem moderno e intuitivo, que pode ser acessado, além do computador, pelo tablet e smartphone. 

Não podemos deixar de destacar também a possibilidade de estudar em horários mais flexíveis. Se em uma escola tradicional você precisa estar necessariamente em tal horário na sala de aula e ficar até a metodologia ser passada de acordo com os planos do professor, na educação a distância você é responsável pelo tempo. Dá para realizar o curso pela manhã, tarde e noite, por quantas horas achar conveniente.

A meta dos cursos livres, independente se for presencial ou online, é aprender bastante e conseguir um certificado que comprove todo seu empenho. Para isso, é preciso respeitar uma carga horária e realizar uma avaliação final. Geralmente, há alternativas que vão de 5 a mais de 300 horas. Assim, você escolhe a melhor para seus planos e, ao final, pode se certificar corretamente.

É sempre importante que a instituição te auxilie e divulgue, com clareza e transparência, quais são as opções de carga horária e o valor do certificado após a avaliação. Além disso, é imprescindível saber se há a possibilidade de receber a versão online do comprovante. Desde que você passou por todas as etapas necessárias e o comprovante é seu, nada mais justo que contar com a opção autenticada e digital para acessá-la de modo simples e otimizado. 

Portanto, é bom valorizar aquelas escolas que prezam por um trabalho profissional, engajado, informativo e flexível para os alunos. Aqui no Foco Educação Profissional, por exemplo, há um campo específico no portal para entender os valores e demais aspectos do assunto, além, é claro, de todos os procedimentos, canais de atendimento e dados explícitos para orientar todos os interessados.

Perceba que essa versatilidade dos cursos a distância encanta e, visto tantos benefícios, dá para entender porque estão em alta. Você pode fazer uma pesquisa simples no Google e demais buscadores para perceber que existem diversas escolas apostando nessa modalidade, localizadas em todos os cantos do Brasil. E, se no modo presencial você costuma dar preferência para aquela que está mais perto de você, será que no ensino a distância também é preciso se atentar a esse detalhe? A localização faz diferença? É disso que falaremos no próximo tópico.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

A localização influencia na escolha dos cursos online?

Uma questão comum das pessoas que decidem começar a estudar por meio da educação online é se há mesmo a necessidade de se matricular naquela instituição que está mais próxima. Bom, podemos afirmar tranquilamente que não, a localização não influencia e justamente por isso dá para perceber outra vantagem incrível dos cursos EAD. 

Antes dessa abordagem, é importante mencionar novamente o censo da ABED, que revela uma concentração maior das instituições na região sudeste do país (42%). Isso se vê quando percebe-se que muita gente pesquisa por cursos online SP nos mecanismos de busca, considerando sempre São Paulo como a maior referência. Mas, assim como a maior metrópole do Brasil, há opções que se destacam também, como Rio de Janeiro, Minas Gerais e outros. 

Então, não é regra que você precise estudar em uma escola de São Paulo para que conte com os melhores cursos a distância, metodologias e demais benefícios dessa modalidade. Há muita coisa a verificar e você precisa se atentar a todos os detalhes para não cair em ciladas e dar o devido valor ao seu tempo e capacitação. 

Logo, a vantagem incrível que mencionamos é que, pelo fato do local em que se encontra a instituição não influenciar, de qualquer lugar do país (e do mundo) você pode fazer cursos online em SP ou qualquer estado da região sudeste - a que mais se concentra essa categoria -, assim como outra que achar interessante para seus objetivos. 

Se você mora no Pará, por exemplo, e não há muitas opções por aí, não há problema nenhum em estudar numa escola de Minas Gerais. O máximo de exigência das instituições EAD é ter conexão com a internet, seja pelo computador, smartphone ou outro dispositivo. Então, se você tem banda larga ou acesso pelos dados móveis a todos os recursos da web, fique tranquilo que dá para fazer cursos online aonde quiser, sem problemas.

Essa democratização inspira e proporciona qualidade para seu aprendizado, além de facilitar diversos aspectos. O tempo e o conforto são alguns deles. Se um trabalhador que atua em uma multinacional localizada no interior do Paraná precisa fazer um curso de aperfeiçoamento para entender determinado conceito, com os cursos online com certificado ele pode se capacitar de modo remoto, durante uma carga horária a sua escolha, com comprovante de excelência e em qualquer estado brasileiro.

Portanto, é importante ficar claro que a pesquisa para fazer os melhores cursos online do mercado não depende da localização, e sim da qualidade, transparência, vantagens e profissionalismo da instituição em questão. Esses são alguns pontos essenciais que também abordaremos para te ajudar, afinal, não dá para contar com qualquer coisa, ainda mais quando se trata de educação onlinequalificação

cursos online sp

Como buscar pelos melhores cursos online do mercado?

Ficar de olho nos principais valores tanto da escola quanto dos cursos EAD que ela oferece é fundamental. É importante ficar claro para você que a educação a distância precisa exigir disciplina, dedicação e empenho do aluno, assim como no método presencial. Mesmo estudando remotamente e em casa, é imprescindível ter foco e opções qualitativas que fazem valer o certificado final. 

Mas, então, como posso fazer uma pesquisa no Google, Bing e outros buscadores para escolher os melhores cursos online do mercado e uma instituição de confiança? A primeiro quesito a entender é que você pode ser abrangente. Já que o local em que fica a sede da escola não influencia em nada, em vez de procurar por cursos online SP, digite apenas cursos online, de modo genérico mesmo.

A partir daí, aparecerão inúmeras alternativas, cada qual explanando seus pontos fortes. As primeiras e as últimas, geralmente, são aquelas patrocinadas por meio de anúncios, tanto que possuem a tag ''Anúncio'' em destaque na cor verde. Muitas delas usam essa tática direta e forte justamente para chamar atenção dos interessados, mas é fundamental ficar ligado se você quiser fazer uma boa escolha. 

Qualquer empresa/site pode apostar nesse tipo de publicidade, gerenciada por meio do Google Adwords. Ou seja, aparecer logo como primeira opção e como anúncio patrocinado não é garantia que seja a melhor a investir. A ideia é sempre focar nos resultados orgânicos, aqueles que ficam literalmente ''no meio'' e aparecem de modo natural, sem conteúdo propagandístico latente. 

Vale, então, conferir as alternativas que estão livres de anúncios, pois aparecem bem colocadas devido à qualidade, clareza e por meio da classificação básica, sem investir em ferramentas de divulgação apenas para promoção de seus cursos. Assim, você vai se deparar com diversas instituições enquanto navega pelas páginas, cada qual com suas características e vantagens.

O ideal é conferir muitas opções e compará-las. Você pode ter boas surpresas que estão além da primeira página dos buscadores, sabia? Tire um bom tempo para esse objetivo, afinal, trata-se de sua qualificação e não dá para ser afobado nessa hora. Depois de fazer uma seleção, verifique o portal de cada uma delas e suas características, considerando, fundamentalmente, alguns fatores que listaremos para te orientar.

A organização, design e equilíbrio são fatores que contam muito no site, além da clareza de informações, claro. Ninguém merece navegar em uma página desarmônica, cheia de pop-ups (aquelas abas e janelas chatas que ficam abrindo do nada) e gifs animados de mau gosto. Se a escola busca credibilidade, é ideal que comece pelo seu portal. Então, é bom dar prioridade para aquelas que apresentem um conteúdo sério e responsivo.

Fique atento na escolha da instituição

O próximo passo é verificar as categorias, dados e benefícios da instituição. Avalie a variedade de áreas e cursos, como funciona o processo de certificação e todas as funções correspondentes ao ambiente virtual de aprendizagem e carga horária e qual o investimento. Nessa hora, vale até entrar em contato para ter informações mais aprofundadas e um atendimento mais intimista. Isso também conta muito: se for bom, vai te encantar e fará toda a diferença quando você precisar tirar qualquer dúvida ou solicitar o suporte. Se for ruim e tratar com descaso, já dá para eliminar e partir para outra. 

É interessante também que o portal tenha ferramentas alternativas para auxiliar tanto os alunos quanto os interessados em fazer cursos online com certificado. Instituições que mantém um blog mostram que estão antenadas e querem manter as pessoas informadas a respeito dos mais diversos assuntos, assim como abordar de modo mais aprofundado o conteúdo de um curso. Nesse contexto, empresas envolvidas com ações sociais e parceiras da ABED também são consideradas de excelência, pois primam sempre por bons valores. 

A dica final para que você faça uma boa escolha é pesquisar também em meios alternativos para saber a opinião de pessoas que estudam ou já realizaram cursos a distância no local. Vale a pena dar uma olhada nas redes sociais, sobretudo na página oficial da escola, além de fóruns na internet, como o site do Reclame Aqui. Lá se concentram os comentários mais críticos e você pode verificar quais são os problemas e, se existirem, como foram solucionados. 

Seguindo esse guia de pesquisa, com certeza você conseguirá encontrar uma ótima opção de cursos online, seja em SP ou qualquer outro estado brasileiro: RJ, MG, PE, tanto faz o local, o importante é pensar sempre em termos qualitativos. Assim, você vê o quanto o ensino a distância é versátil e democrático, já que permite a qualificação de pessoas de várias faixas e de todas as cidades do país, que podem ter a sua disposição cursos nas mais diversas áreas. 

Cursos relacionados que podem te interessar:

Aproveite o melhor dos cursos online

Após esse processo, ao se matricular na melhor instituição, você pode aproveitar o melhor dos cursos online para seus objetivos. Como são flexíveis e têm carga horária variada, só depende de você fazer a escolha que mais te favorece. Você pode usar um certificado para dar um upgrade em sua carreira e agregar valor a seu currículo. Pode também usar para apresentar em provas de títulos, conquistar crédito de atividades complementares na faculdade, entre muitas outras possibilidades.

É bacana saber que, com a educação a distância e os cursos online com certificado, dá para conhecer novos idiomas (como o inglês, tão essencial hoje em dia), dominar um software (como aqueles do Pacote Office), saber como agir em situações difíceis (como aprender a administrar conflitos na empresa) e se aperfeiçoar nos mais diversos assuntos. São muitas vantagens e perspectivas. 

Por isso, seja sempre cauteloso e conheça bem a escola que deseja estudar. Independente se for cursos online em SP ou outra região, siga nossas dicas e tenha um ótimo aprendizado. Mais do que nunca, nesses tempos difíceis de recessão econômica, você precisa saber aonde investir seu dinheiro e conhecimento. Foque em uma boa média e com benefícios reais.

No Foco Educação Profissional, por exemplo, com apenas 12 parcelas de R$19,90 (com 10% de desconto para pagamento à vista) é possível ter acesso aos mais de 700 cursos online do portal durante um ano. Você escolhe a carga horária (de 5 até 420 horas) e conta com uma das melhores metodologias do mercado. Não é à toa que são mais de 140 mil alunos satisfeitos e que se capacitam com nossos cursos online. Conheça, entre em contato e inscreva-se

Queremos saber suas opiniões também. Comente e aproveite para compatilhar este artigo com seus amigos. Até mais.