Profissionais de pedagogia e educação devem estar atentos a qual prática pedagógica mais indicada para o contexto atual nas escolas brasileiras e, claro, a tudo aquilo que se pede em concursos públicos e provas de progressão continuada. É papel do coordenador pedagógico, do professor, do psicopedagogo e até mesmo do pesquisador da área desvendar conceitos e técnicas célebres e novas a respeito de metodologias de ensino assertivas. Isto é, aquelas que são perfeitas para incluir todos os alunos e ensiná-los de modo abrangente, colaborativo e eficaz.

Mas, como aprender tudo isso com praticidade, sem afetar sua rotina corrida de trabalho e estudos? Bom, nossa dica para você é o aprendizado no Curso de Conhecimentos Pedagógicos‍ do Foco Educação Profissional. Esse é um dos cursos online integrantes do Pacote Master do portal, muito requisitado por profissionais engajados e interessados em melhorar seu status na carreira. Esse é o seu caso? Então acompanhe nosso artigo sobre o tema e descubra diversas opções de cursos online com certificado voltados para esse nicho.

Educação: dados sobre a carreira e como se qualificar

Quando falamos de práticas pedagógicas logo pensamos no profissional de pedagogia. Afinal, é isso o que o nome lembra e que remete logo aos coordenadores e gestores, responsáveis por determinar quais as metodologias que serão utilizadas pelos professores. No entanto, além destes profissionais, muitos outros podem fazer valer os variados conhecimentos pedagógicos existentes para melhorar sua atuação. Os cursos na área de pedagogia funcionam como alternativas viáveis para aqueles que querem transformar o seu jeito de lecionar ou de elaborar projetos, por exemplo. 

Tal especialização surge como uma forma eficaz e prática de melhorar o rendimento em sala de aula e, consequentemente, modificar as estatísticas brasileiras acerca da profissionalização dos professores e do nível das instituições de ensino. Dados recentes do Inep, órgão ligado ao Ministério da Educação, mostram que cerca de 20% dos participantes do ENEM que se candidataram ao curso de pedagogia não alcançaram a nota de corte do exame, que é de 450 pontos. Ou seja, os futuros professores de ensino infantil e fundamental, coordenadores e supervisores de escolas do Brasil não chegam à faculdade com uma boa base escolar.

Nesse sentido, é essencial que interessados em cursar pedagogia algum dia ou que já estejam estudando, busquem aprender sempre mais em workshops, treinamentos e cursos online com certificado para elevar seu nível de conhecimento e fazer parte de um nicho extremamente qualificado. Um bom curso para coordenador pedagógico, por exemplo, pode evidenciar características primordiais para ser um gestor escolar, práticas de ensino de qualidade, métodos de pedagogos e estudiosos famosos, entre muitos outros dados que são importantes para a formação acadêmica, para a conquista de uma vaga em concursos públicos, para uma atuação de excelência no mercado e, claro, para a mudança dos péssimos índices sobre os magistrados brasileiros.

Quando falamos de professores e pedagogos já atuantes, vale saber que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que rege o ensino em todas as etapas no Brasil, determina que os estados e municípios devem promover "a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério". Contudo, cada governo e instituição de ensino determina como essas atualizações são oferecidas, podendo ser esporádicas e não atingir a todos os docentes. Sendo assim, se pensarmos partir do contexto atual, cada um deve priorizar a sua formação de modo exclusivo, aprendendo em cursos livres, além das oportunidades oferecidas pelas organizações de educação.

Além do Curso de Conhecimentos Pedagógicos você encontra outras ideias de cursos a distância que abordam metodologias de ensino e práticas muito adotadas no Brasil e no mundo. Temos, por exemplo, o Curso Online Prática Pedagógica‍, o Curso Online Intervenção Psicopedagógica na Escola‍ e o Curso Online Didática Organização do Trabalho Pedagógico‍, entre muitos outros que ensinam com qualidade e ajudam a exaltar o currículo profissional. Que tal apostar nisso?

Raio-x da carreira em pedagogia

Adquirir conhecimentos pedagógicos deve estar entre os planos de qualquer pessoa que queira prestar concurso público para as secretarias de educação e demais entidades do segmento. A maioria dos certames pede esse tipo de disciplina entre os conteúdos programáticos e por isso deve entrar o quanto antes no cronograma de estudos. Vale saber que os cursos na área de pedagogia possuem aulas sobre inúmeras vertentes, entretanto, por ser muito conteúdo, não conseguem se aprofundar de modo que auxilie em projetos futuros. Bom, como já falamos anteriormente, esse tipo de matéria é bem explicitado em cursos EAD, portanto, é super válido buscar aprendizados extras nessa modalidade.

Mas, você já parou para pensar em depois que você terminar a faculdade? Ou então, depois passar no concurso tão sonhado? O que você sabe sobre a carreira em pedagogia? Quais as possibilidades de atuação no mercado de trabalho, os salários, os cursos online de qualificação? São muitas questões que cercam estudantes, profissionais e interessados nessa área e que tentaremos responder a seguir.

Ramos de atuação

Se você visa seguir na carreira de pedagogia vai gostar de saber que o setor é muito abrangente. Listaremos as principais funções pertinentes, veja só:

  • Coordenador pedagógico: além de dar aulas, há campos voltados para a gestão escolar, os quais, inclusive, são os mais requisitados por quem ingressa nesse ramo. Um dos cargos é o de orientador ou coordenador pedagógico, indispensável para toda e qualquer escola, seja ela pública ou particular. É papel do coordenador pedagógico analisar a situação da instituição perante à metodologia aplicada, à adesão dos alunos, às diretrizes da legislação do país, entre outros parâmetros. Ele deve ter perfil mediador, orientando os professores sobre o currículo vigente, pensando sempre nas dificuldades dos alunos em sala e também nas metas para cada ano letivo. Sem dúvidas, um curso para coordenador pedagógico poderá ajudar a entender mais a fundo todas as funções pertinentes a esse cargo e mostrar caminhos ainda não explorados. Por aqui você encontra o ótimo Curso Online Coordenação e Orientação Escolar‍, que perpassa pelas principais características dessa profissão.
  • Diretor escolar: muitas pessoas sonham em concorrer a uma vaga de diretor escolar pelos bons retornos financeiros que o cargo proporciona. Esse profissional tem a missão de administrar a escola como um todo, elaborando estratégias para unificar a instituição, os professores, os alunos, as famílias e a comunidade ao entorno. É uma função que demanda muita responsabilidade e tato, pois ele precisará levar em consideração questões sociais, necessidades emergenciais dos alunos, dificuldades dos educadores, a infraestrutura do local, entre outros fatores. Para ficar por dentro deste cargo e de suas atribuições, temos dicas de cursos EAD muito bem elaborados por um setor pedagógico dedicado. Para esse caso, o mais indicado e procurado pelos inscritos é o Curso Online Direção Escolar‍ - esse é para você ficar expert e conseguir elevar o seu patamar profissional.

Aproveite para se atualizar quanto a uma pauta atual e necessária: o novo Ensino Médio, que entra em vigor daqui uns anos. Fizemos um artigo especial sobre o tema, Lei do Novo Ensino Médio: conheça as mudanças e os principais entraves‍, leia!

  • Formulador de materiais didáticos: outro campo que o pedagogo pode atuar é na criação de materiais didáticos para diversas etapas do ensino. Ele pode elaborar livros, simulados, avaliações e até mesmo novas didáticas para serem aplicadas em sala de aula, da educação infantil até o ensino superior e cursos na área de pedagogia livres, dependendo de seu nível acadêmico. Essa é uma área de trabalho bacana para aqueles que se identificam com esse nicho, mas que não pretendem dar aulas.
  • Formulador de cursos a distância: preferimos citar esse tópico separado do anterior pelo fato de ser uma área que mostra um potencial gigantesco no mercado de trabalho. Com a ascensão e grande aceitação dos cursos EAD, surgiram muitas oportunidades para profissionais de diversos campos de atuação, principalmente de pedagogia, já que essa formação permite uma maior experiência na criação de didáticas especiais e diferenciadas. O mais legal é que quanto mais qualificação, mais aptidão o pedagogo terá para elaborar materiais versáteis, portanto, se esse é o seu desejo para a carreira, experimente se atualizar no Curso de Conhecimentos Pedagógicos.
  • Coaching: e por falar em profissões em alta, o conhecido "coach" não poderia ficar de fora da lista, principalmente por ter muita semelhança com o papel do coordenador pedagógico. Qualquer profissional experiente e qualificado em uma determinada área pode fazer o que chamamos de "coaching", que em tradução livre significa algo como "treinamento". É uma espécie de consultoria para pessoas que precisam aprender certas funções para obter sucesso. Nesta via, o pedagogo pode atuar em escolas e faculdades, orientando diretores, coordenadores e professores; em empresas, ensinando práticas e didáticas de treinamento para líderes; e em qualquer outra instituição que demanda um conhecimento amplo e sensível.

Conhecimentos pedagógicos

Dois mitos recorrentes sobre a carreira de pedagogia

Por oferecer muitas oportunidades de atuação, como vimos no tópico anterior, e estar sempre inserida em um mercado aquecido, a pedagogia chama a atenção de muita gente que procura uma profissão. Todavia, há quem escolha essa área sem saber ao certo a sua realidade no Brasil. Desvende abaixo dois mitos frequentes sobre esse setor:

1 - Faça pedagogia porque gosta de crianças - mito

Esse é um mito clássico, mas que faz com que muitos alunos desistam no meio do caminho. "Muitos entram na faculdade porque ‘gostam de criança’, mas a profissão não se restringe a isso. O importante é ter interesse pela área de humanas e ser atento a questões educacionais", comenta a professora da Unicamp Débora Jeffrey em uma entrevista do portal G1. Portanto, ao se interessar pela área, não se limite a pensar que trabalhará com crianças e está tudo certo. A profissão exige muito mais responsabilidades do que apenas simpatia. Você pode descobrir mais sobre essa pauta em um artigo exclusivo aqui do portal: Educação Infantil muito além do carisma: atualize-se com este guia‍.

2 - Todos os pedagogos ganham mal no Brasil

Bom, se formos pensar na carreira de professor, realmente o salário é um dos quesitos que deixam a desejar - falta valorização do governo para com essa profissão, o que é motivo de muitas greves pelo Brasil todo. Em 2017 o Ministério da Educação anunciou reajuste de 7,64% na remuneração dos professores da educação básica: em tese, os educadores da rede pública passarão a receber o piso de R$ 2.298,80. Dizemos em tese pois isso nem sempre é executado.

“O problema é que nem todas as prefeituras têm cumprido esse piso. Existem outras variáveis na remuneração, dependendo de cursos de formação continuada ou de especialização”, explica Débora. Já em escolas particulares, essa realidade pode ser diferente, mas tudo depende da instituição. Agora em outras áreas, como as de coordenador pedagógico ou diretor, por exemplo, há remunerações de mais de R$10 mil, dependendo do porte da empresa, segundo o Site Nacional de Empregos.

Os certificados do Foco Educação Profissional podem ser usados para:


Prova de Títulos em Concursos Públicos

Horas complementares para faculdades

Complemento de horas para cursos técnicos

Progressão de carreira em empresas

Turbinar seu currículo

Revolucionar sua vida profissional e acadêmica

Qualifique-se em pedagogia com uma série de cursos online excepcionais

É essencial levar em conta que o nível de especialização é sempre muito valorizado em qualquer área, sobretudo na de educação. Desta forma, para alcançar o sucesso esperado, é super indicado procurar meios eficazes de aprendizado, como os cursos online com certificado que o Foco Educação Profissional disponibiliza. Caso você almeje um cargo de gestão, sugerimos a capacitação em um curso para coordenador pedagógico bem completo e efetivo, como o Curso de Conhecimentos Pedagógicos e muitos outros presentes em nossa grade. Há uma série de cursos, além dos que citamos ao longo do texto, para você realizar e se dar bem nesse mercado, como o Curso Online Pedagogia Empresarial - Fundamentos Essenciais‍, Curso Online Pedagogia Waldorf‍, Curso Online Metodologias de Ensino para Professores da Educação Infantil‍, Curso Online Psicomotricidade na Educação Infantil‍ e muito mais.

Você pode ver que nosso portal dá uma atenção especial ao ramo da educação: são mais de 50 cursos online acerca desta importante área. Com certeza não faltarão oportunidades para você aprender mais e rechear seu currículo da melhor forma possível. Quer saber como ingressar em nossas capacitações? É simples: basta você fazer sua inscrição e investir somente R$69,90 para ter acesso aos mais de 800 cursos do Pacote Master do portal. Não é uma ótima notícia? Aproveite essa chance de melhorar sua prática pedagógica e se diferenciar entre os demais profissionais.

Agora é com você, leitor. Compartilhe esse artigo em suas redes sociais, deixe sua opinião na sessão de comentários e qualifique-se sempre. Boa sorte!